Arquivo

Um bom debate. Ricardo Jobim e a reavaliação do papel dos advogados e da OAB na sociedade

“…Que este fórum democrático denote a nossa liberdade de dizer o que pensamos sem medo de reações. Não sejamos reféns de nós mesmos. Todavia, enquanto discutimos e deliberamos, tenhamos em mente que nosso trabalho não se resume à nossa classe.

Outrora derrubávamos ditadores e tiranos, já que era fácil identificá-los.

 

Hoje a ditadura é branca, cercada por leis e medidas provisórias de questionável constitucionalidade. E se dá através do incentivo à miséria, ao favorecimento do comodismo, à exploração de nossos bons corações solidários. Se dá através da manipulação dos votos, da desvalorização das instituições, das crises de identidade nacional. Eis que devemos refletir sobre nosso papel, em âmbito geral…”

 

Os parágrafos acima são parte do artigo “O papel dos advogados e da OAB nos dias de hoje”, originalmente o discurso de abertura do Colégio de Presidentes da OAB?RS, realizado em Santa Maria no final de semana. Seu autor é o presidente da subsecção de Santa Maria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ricardo Jobim, colaborador habitual deste site. Para ler a íntegra, basta ir ao lado, na caixa de Artigos. Ele foi postado há poucos instantes. Confira!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo