Arquivo

Dinheiro do BIRD vem só em 2007. E, ainda assim, Valdeci será candidato a deputado?

Foi assinado na tarde de hoje, em Porto Alegre, no Centro Administrativo do Estado, o convênio pelo qual a prefeitura de Bagé (apoiada por Santa Maria, Pelotas, Rio Grande e Uruguaiana) foi nomeada a receptora oficial de U$ 700 mil emprestados, a fundo pertido, pelo governo do Japão.
      Esses recursos serão repassados aos cinco municípios para execução dos estudos necessários à execução do projeto de financiamento internacional que o Banco Mundial (Bird) realizará. O financiamento já teve aprovação do Tesouro Nacional ano passado.
      Como informa a Assessoria de Comunicação do Gabinete de Valdeci Oliveira, ainda resta, para que sejam repassados os dólares japoneses, uma análise da área financeira do Banco Mundial. A previsão do Bird é que no início de agosto o contrato de empréstimo seja assinado com as prefeituras, possibilitando o começo do repasse.
      “O dinheiro do Japão já está avalizado pelo Banco Mundial e vai permitir que as prefeituras não gastem um real sequer na realização dos projetos das obras que serão financiadas pelo Bird a partir de 2006. Estamos cada vez mais pertos de assinar uma dos maiores investimentos já realizados na história da Metade Sul gaúcha”, comemorou Valdeci, que foi ao encontro acompanhado do Secretário Municipal de Planejamento Urbano, Vilson Serro.
      Para Santa Maria, quando concretizado, o financiamento garantirá U$ 20 milhões. O “troco” servirá para que sejam realizados investimentos em turismo, meio-ambiente, geração de trabalho e renda e saneamento básico e obras de infra-estrutura.
      No mesmo encontro da tarde de hoje, em Porto Alegre, os prefeitos definiram o nome do zootecnista Jair Seidel, coordenador do Programa RS Rural, como o profissional que gerenciará o Escritório Central do Projeto do Banco Mundial com a Metade Sul gaúcha. Ele se responsabilizará por supervisionar a elaboração dos projetos executivos dos cinco municípios e também será o elo entre as prefeituras e o Banco Mundial.
     
      COMENTÁRIO MEU: Pelas informações que obtive junto a fontes da prefeitura, se tudo correr muitíssimo bem (o que é o desejo de todos), dinheiro que é bom só entrará, meeeesmo, nos cofres da prefeitura de Santa Maria em meados de 2007. Ou ano e meio antes da eleição municipal de 2008. São recursos capazes de consagrar qualquer administrador, pelo tambanho da verba e pela qualidade dos projetos já apresentados – inclusive a histórica reivindicação de saneamento do Cadena, para ficar num único exemplo.
      Diante disso, alguém acredita que Valdeci Oliveira renunciaria (essa é a questão) para concorrer a deputado estadual? Só para complicar a vida de Fabiano Pereira e contentar ânimos internos de sua corrente no PT, a Ação Democrática? Só se, como disse alguém, fosse um “estúpido político”. Convenhamos, não é o caso do prefeito. Então…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo