Arquivo

“Guerra Civil”. Quase 3 milhões sem transporte em SP. Comércio fechado por orientação policial

Mais um balanço provisório da verdadeira balbúrdia urbana em que se transformou o estado de São Paulo, especialmente a região metropolitana da capital. De acordo com os portais Folha Online e Terra, quase 70 ônibus foram queimados, já são 2,9 milhões de pessoas sem transporte coletivo e estabelecimentos comerciais fecham suas portas por orientação da polícia (na prática, dos bandidos, que ameaçam a segurança pública). Os números de vítimas, no entanto, são controversos. Depois de 70, no início da manhã de hoje, a contagem baixou para menos de 60. Um número ainda horroroso e que não pode ser confirmado – mas denota a o embaraço das autoridades, que, na prática, não sabem o que aconteceu e quantas e quais são as vítimas reais.

Acompanhe, a seguir, as notícias divulgadas pela Folha Online e pelo Terra, a primeira perto das 13h40, e a segunda das 15h07:

“Criminosos queimam 68 ônibus e deixam quase 3 milhões sem transporte em SP

Cerca de 2,9 milhões de pessoas foram prejudicadas nesta segunda-feira pela paralisação de empresas de ônibus em São Paulo, em meio a uma onda de ataques atribuídos ao PCC (Primeiro Comando da Capital). Somente na capital, 47 veículos foram queimados entre a noite de domingo (14) e a manhã desta segunda-feira.

Também foram registrados ataques a ônibus em outras cidades. De acordo com registros da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), 14 veículos foram atacados na região metropolitana, seis na Baixada Santista e outro em Campinas.

Segundo levantamento da SPTrans (empresa que administra o transporte coletivo na capital), dez empresas paralisaram as atividades na cidade –três delas parcialmente– e nove terminais fecharam. Pontos de ônibus ficaram lotados, e muitos passageiros chegaram atrasados ao trabalho…

A prefeitura suspendeu o rodízio de veículos na nesta segunda-feira. Com isso, veículos com placas finais 1 e 2 podem circular normalmente pelo chamado centro expandido da cidade durante o horário de pico – das 7h às 10h e das das 17h às 20h…



Polícia ordena fechamento de ruas do comércio em SP

As lojas da rua Teodoro Sampaio, uma das mais importantes em comércio em São Paulo, e do Largo 13 de Maio estão de portas fechadas, por ordem da polícia.

Os funcionários das lojas da Teodoro Sampaio estão sendo orientados a retornarem as suas casas. A informação foi dada por uma funcionária da Loja das Cozinhas, localizada no número 1.382 da rua Teodoro Sampaio. A vendedora não pode dar mais informações pois estava sendo pressionada pela polícia para deixar o local.

Segundo a Rádio Jovem Pan, o comércio do Largo 13 de Maio também foi suspenso. A mesma coisa aconteceu na estrada do Campo Limpo foi totalmente encerrado a mando do crime organizado no início da tarde desta segunda-feira. No Fórum da Barra Funda, apesar de as audiências estarem acontecendo normalmente, os funcionários estão efetuando uma intensa revista aos veículos que entram no local…

O chefe do Departamento de Investigações do Crime Organizado (Deic) de São Paulo, Godofredo Bittencourt, informou no início da tarde de hoje que não haverá toque de recolher. O balanço da Secretaria de Segurança Pública divulgado às 14h30 soma 180 ataques no total desde sexta-feira. Foram 56 ataques a ônibus e oito a bancos.

Ainda de acordo com o novo balanço, o número de mortos chega a 57. Entre eles, 22 policiais militares, seis policiais civis, três guardas metropolitanos, oito agentes de segurança penitenciários, quatro cidadãos, e 14 delinqüentes. Entre os feridos, há o registro de 49 pessoas.”


SE DESEJAR ler a íntegra das reportagens, pode fazê-lo acessando a dos portais Terra (http://noticias.terra.com.br/brasil/) e Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/) na internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo