Arquivo

A prisão de José Salamoni, em 64, e a indenização da Justiça, 42 anos depois

Há muitos episódios do tempo da ditadura militar que permanecem na obscuridade. E devem, aos poucos, vir à luz. Alguns já conseguiram. É o caso específico da prisão de José Salamoni, que foi para a cadeia em maio daquele tenebroso de 1964. Agora, passadas mais de quatro décadas, a justiça reconhece e manda pagar indenização por danos morais a ele – como acabará fazendo com muita gente (e em Santa Maria não foram poucos) vítima da opressão daqueles tempos. Pena que Salamani não está vivo para saborear a sua vitória – ele morreu em dezembro passado.

A história de José Salamoni e da ação judicial você fica sabendo, em detalhes, na reportagem de Alexandra Zanela e Mauren Rigo, que o Diário de Santa Maria publica em sua edição deste final de semana. Imperdível, aliás. Confira:

”A voz da resistência
Família do jornalista José Salamoni, que foi preso por anunciar o golpe militar em 1964 para Santa Maria, luta para receber indenização

Bastou uma noite para que fosse costurada uma das manchas mais negras da história do Brasil. A madrugada de 31 de março de 1964 mergulhou o país em um período em que o silêncio era a melhor arma contra a prisão, a tortura e a morte.

O golpe militar também respingou em Santa Maria, cidade com o segundo maior contingente militar brasileiro. Aqui, assim como em grandes centros do país, a lei nas ruas era não quebrar o silêncio.

As principais vítimas do regime que durou mais de 20 anos foram jornalistas, políticos e advogados, gente que se impôs ao autoritarismo e não tolerou as tentativas de abafar a imprensa. Um dos grandes nomes que foi alvo de militares em Santa Maria na época veio à tona novamente nesta semana, 42 anos após o golpe.

O jornalista e um dos fundadores da Rádio Guarathan José Salamoni venceu a primeira batalha de um processo judicial na última quarta-feira. Sua família poderá receber uma indenização de R$ 100 mil por danos morais causados a Salamoni em uma de suas prisões, no dia 11 de maio de 1964.

Dono da Guarathan, o jornalista permitiu que os microfones da rádio – que funcionava no Calçadão, em cima da Eny Feminina – fossem abertos para anunciar o golpe militar. Em entrevista para um trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um documentário feito em 2003, Salamoni voltou àquela noite de 64:

– Na Rádio Guarathan, participaram alguns políticos, meus amigos Adelmo Simas Genro, o doutor Vinícius Pitágoras Gomes e o prefeito Paulo Lauda. Eu franqueei os microfones da emissora com marchas marciais, com o Hino à Bandeira e falamos: “levanta-te santa-mariense, antes que o golpe te pegue na cama. Realmente, o golpe pegou na cama.”

Não precisou de mais nada para a emissora ser invadida. Um dos radialistas da Guarathan, Paulo Carús Juliani, 74 anos, que trabalhava na hora do golpe, afirma que a rádio foi cercada por militares.

– Era polícia por todos os lados. Eles chegaram invadindo mesmo – conta.

Pressão militar fez jornalista vender a Guarathan A partir das invasões na emissora, Salamoni esteve na mira do Exército sob o apelido de subversivo. Ele conta que foi perseguido, teve a casa invadida e foi preso sem saber o motivo. Embora muitos dos presos santa-marienses nunca admitirem ter sofrido outra tortura, se não a psicológica, Salamoni contou, na entrevista de 2003 , um episódio vivido por ele.

– Ninguém podia falar ou escrever nada, senão era carregado para a cela como eu e levava choque de magneto. Era um fiozinho que, quando se mexe a manivela, te dá um choque – disse.

Com a pressão em cima da Guarathan, os anunciantes sumiram. Juliani lembra que ninguém mais tinha coragem de anunciar na rádio. Foi o fim de Salamoni na rádio.

– Com medo de represália, as empresas suspenderam a publicidade. A rádio era o grande sonho de Salamoni, mas ele teve de vendê-la, pois não entrava mais dinheiro.

Salamoni morreu em dezembro do ano passado, sem a rádio e sem saber que um dia receberia uma indenização pelos anos cruéis da ditadura…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, com vários outros textos complementares, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo