Arquivo

Mídia. Grande imprensa do País apresenta número recorde de notícias negativas sobre Lula

Em meio à divulgação do dossiê do “Serra” – que aliás a imprensa já mudou para “dos Vedoins” – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu um recorde: é o período em que os grandes veículos de comunicação impressa do País mais publicaram notícias consideradas negativas ao candidato à reeleição.

A pesquisa, feita pelo Observatório Brasileiro de Mídia, é objeto de reportagem do Comunique-se, site especializado em comunicação, que traz todos os detalhes, inclusive que Geraldo Alckmin, do PSDB, no mesmo período, teve 20,6% de notícias consideradas “negativas”. No caso de Lula foram 62,5%. Confira o texto:

”Lula depois do dossiê

Na semana do dossiê envolvendo os irmãos Vedoin, a revista Istoé e a cúpula do PT, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), teve o maior índice de matérias negativas já registrado pelo Observatório Brasileiro de Mídia (OBM). Segundo a análise do Observatório, Lula teve 62,5%, o correspondente a 218 textos negativos, contra 20,6% (12 matérias) de seu principal adversário, Geraldo Alckmin, candidato do PSDB. A pesquisa refere-se ao período de 16 a 22/09. A média do presidente de matérias negativas era de 53%, entre 19/08 e 15/09.

Segundo o OBM, Alckmin alcançou seu teto de 57,6% de rejeição nos veículos entre 19 e 25/08. Nas semanas seguintes, o candidato do PSDB teve mais textos positivos nos cinco jornais pesquisados: Folha de S. Paul, O Estado de S. Paulo, O Globo, Correio Braziliense e Jornal do Brasil. Na última semana de análise, ele teve apenas 20,6% de reportagens ou notas negativas.

A pesquisa também constatou que o número desse tipo de matérias para Heloísa Helena e Cristovam Buarque diminuiu. A candidata do PSOL passou de 26,4% para 18,7%, enquanto Buarque foi de 12,5% para 0%.

Jornal O Globo publica reações aos ataques de Lula à imprensa

Matéria do jornal O Globo, veiculada nesta terça-feira (26/09), traz as opiniões de jornalistas e políticos sobre as críticas do presidente em relação à cobertura do escândalo do dossiê contra José Serra (PSDB-SP), candidato ao…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página Comunique-se na internet, no endereço http://www.comunique-se.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo