Arquivo

Conciliação. Lula pretende se entender com os governadores, Alckmin e até FHC. Se der

Bem, de algum jeito, Lula terá que governar – se as urnas confirmarem o que todas as pesquisas indicam para este domingo. Aliás, o Presidente, segundo informa o jornalista Josias de Souza, não pretende perder tempo. Ainda hoje, pretende convocar a imprensa para tratar do futuro.

Também coloca como tarefa imediata telefonar para todos os governadores eleitos neste domingo, em segundo turno. E se dispõe a fazer contato direto com o seu próprio adversário, Geraldo Alckmin. Não descarta, mesmo, conversar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Mas, afinal, qual a idéia do presidente a ser reeleito para mais quatro anos? A conciliação política nacional parece dirigir as ações presidenciais. É o que sugere o próprio Josias, em sua página na internet. Vale a pena ler:

“Atrás de apoio, Lula quer reunião com governadores

Na iminência de ser reeleito neste domingo, Lula comunicou aos auxiliares mais próximos que deseja promover em Brasília, em meados de novembro, uma reunião com todos os governadores que tomarão posse junto com ele no próximo ano, inclusive os de oposição. Deseja discutir com o estabelecimento de uma pauta de temas de interesse comum.

Confirmada a sua vitória, Lula planeja um contato com jornalistas ainda para a noite deste domingo. Segundo confidenciou a um de seus ministros, deve abandonar o tom belicoso da campanha. Pregará a conciliação nacional, num esforço para esvaziar a pregação do “terceiro turno”.

Além dos governadores, Lula deseja encontrar-se antes do final do ano com lideranças da oposição. Não tem clareza quanto à melhor data para a formalização do convite. Acha que será necessário observar nos próximos dias o pronunciamento dos atores que estiveram do lado oposto na peleja eleitoral.

O presidente confidenciou a um assessor que, por ele, incluiria até o rival Geraldo Alckmin na lista de interlocutores com os quais deseja estreitar relações. Acha que, respeitadas as diferenças, é possível negociar com o tucanato a votação de projetos que, segundo diz, “são de interesse nacional”. Não exclui nem mesmo a hipótese de estender o convite ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Se for reeleito, entre os temas que o presidente vai levar à mesa nos encontros com líderes da oposição e governadores eleitos estão: reforma política, reforma tributária, alterações nas regras de tramitação e execução do Orçamento da União e renegociação de dívidas estaduais.

Neste domingo, Lula telefonará para todos os governadores que, como ele, serão eleitos no segundo turno. Já nesse primeiro contato manifestará a intenção de “trabalhar junto” com eles nos próximos quatro anos. O presidente revelou o desejo de conversar pelo telefone também com Geraldo Alckmin. Se o adversário não ligar, ele tomará a iniciativa.

Para justificar o interesse na construção de pontes com os governadores eleitos, Lula diz que, legitimados pelas urnas, eles exercerão forte influência sobre as bancadas de seus Estados no Congresso. Informa que vai propor aos executivos estaduais a abertura de uma via de mão dupla. Dispõe-se a atender pleitos dos Estados. Em troca, quer…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo