DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Perto do início do Gauchão, Santa Maria Soldiers é anunciado na Liga Brasileira

Duas vezes vice-campeão regional, time disputa novamente a Conferência Sul

Antes do torneio nacional, que inicia em junho, Soldados recebem o Canoas Bulls no dia 7 de abril (Foto Gabriel Haesbaert/Soldiers)

Por Pedro Pereira

Na segunda-feira (18), foi anunciada oficialmente a realização da edição de 2024 da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), com participação do Santa Maria Soldiers na Conferência Sul – grupo com equipes de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, visto que neste ano não haverá representante do Paraná. A disputa, organizada pela Associação dos Clubes de Futebol Americano (ACFA), está prevista para iniciar no mês de junho.

Ao todo, 27 times brigam pelo título nacional e, assim como nas últimas temporadas, eles foram divididos em cinco grupos divididos por regiões do país. A relação de agremiações por chave é a seguinte: três participantes na Conferência Norte; nove na Conferência Nordeste; quatro na Conferência Centro-Oeste; seis na Conferência Sudeste; e cinco na Conferência Sul.

As equipes que fazem parte desta última ao lado do Soldiers são as mesmas do ano passado. De Santa Catarina, estão o Timbó Rex, tricampeão nacional, Almirantes FA, de Itajaí, atual vice-campeão da Liga BFA, e o Istepôs FA, de São José, tradicional no futebol americano do Brasil. Junto dos santa-marienses, o Juventude FA, de Caxias do Sul – antigo União da Serra -, representa a cota gaúcha.

Antes, o Estadual

No dia 7 de abril, os Soldados fazem sua estreia pela 14ª edição do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. O jogo será no Estádio dos Eucaliptos, a partir das 14h, contra o Canoas Bulls – que teve o vice do Estadual na temporada de 2011, perdido para o próprio “Exército”, como melhor campanha. Em 2024, o esquadrão verde-preto vai em busca do nono título do certame, sendo este o sexto de forma consecutiva.

Neste ano, além do Soldiers e do Bulls, disputam o torneio: Porto Alegre Pumpkins, Gravataí Spartans, Erechim Coroados, Bears FA (de Parobé), Matilha dos Vales (sediado em Santa Cruz do Sul) e, conforme revelado em primeira mão no Site, “Chape FA”, antigo Chapecó Badgers, convidado de Santa Catarina. Esta será a primeira vez que uma equipe de fora do Rio Grande do Sul faz parte da competição.

Entretanto, antes da estreia no Gauchão, a equipe de Santa Maria promove mais um processo seletivo para novos atletas neste fim de semana, no Estádio dos Eucaliptos. Outras informações ainda não foram definidas, mas o leitor pode seguir o clube no Instagram para saber mais. Os aprovados devem ser integrados no elenco de desenvolvimento da agremiação. Para ver todos os planos dos Soldados para a temporada, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo