Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Câmara. Chinaglia, favorito. Mas apenas no primeiro turno. No segundo, ninguém sabe

O candidato Arlindo Chinaglia, do PT, à Presidência da Câmara dos Deputados, pode vangloriar-se: é o favorito a chegar na frente, no primeiro turno da eleição que vai definir o presidente da Câmara dos Deputados. Mas não pode fazer muita festa: não alcançará 50% dos votos mais um, necessários para obter a vitória na rodada inicial.

 

Isso significa que a disputa ficará mesmo é para o segundo turno. E o oponente do petista será mesmo o atual presidente, Aldo Rebelo, do PC do B. O terceiro colocado, e cujos votos serão decisivos, na segunda rodada, para saber quem vai dirigir a Câmara, é o paranaense Gustavo Fruet, do PSDB.

 

Quem chegou a essas conclusões foi a Folha de São Paulo. O jornal realizou enquete em que ouviu cerca de 85% dos deputados federais que tomam posse na mesma quinta-feira do pleito. E, e aí a conclusão é minha, embora Chinaglia tenha todas as chances de vencer, ninguém ousaria dizer isso agora. Inclusive porque, como eu próprio já escrevi por aqui, dado o fato de o voto ser secreto, há curso livre para as “traições”. Que, por que não, podem levar a parada a ser decidida até mesmo no primeiro turno. Seja em favor do petista ou do comunista do B. Só Fruet, este sim, está fora do páreo.

 

Para saber mais sobre o levantamento da FSP, vale a pena ler a reportagem assinada pelos jornalistas Felipe Seligman e Vinicius Abbatte, publicada na Folha Online, o braço de internet do jornalão paulista. A seguir:

 

“Disputa na Câmara deve ir a 2º turno, aponta enquete

 

A eleição para a presidência da Câmara deverá ser decidida em segundo turno, entre Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). É o que indica enquete realizada pela Folha com 441 deputados da nova legislatura (85,96% dos 513 eleitos), entre 8 e 26 de janeiro.

O petista é o favorito no primeiro turno, mas não com larga vantagem. É importante destacar que 21,2% (93) dos parlamentares não quiseram revelar o voto. Se houver segundo turno, a votação será feita também na próxima quinta-feira, logo após o primeiro turno.

A enquete aponta que 35,1% (155) dos deputados entrevistados votariam em Chinaglia; 29,2% (129) em Aldo; e 14,5% (64) no candidato Gustavo Fruet (PSDB-PR), último entre os três a definir que disputaria a presidência da Câmara.

Os números mostram que, caso não houvesse o lançamento da candidatura Fruet e o PSDB apoiasse Chinaglia – o que chegou a ser anunciado há duas semanas -, o petista teria grandes chances de ganhar a eleição no primeiro turno.

Para vencer a disputa com apenas uma votação, o deputado precisa ter ao menos 257 votos – mais que a metade do total de 513 deputados.

Já no segundo turno, segundo os dados obtidos com a enquete, percebe-se um cenário indefinido. Grande parte dos deputados que revelou votar em Fruet no primeiro turno preferiu não apontar sua opção no segundo turno.

Em disputa entre Chinaglia e Aldo, 36,9% (162) dos deputados preferem o petista, enquanto 31% (137) optam pelo comunista – 32,1% (142) dos parlamentares consultados não revelaram em quem votam no segundo turno, ou por não trabalhar com a hipótese de uma derrota do tucano, ou…
”

 

SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a Folha Online, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u89004.shtml.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo