LAVA JATO. Temer vai aguardar relator para indicar substituto do ministro do Supremo, Teori Zavaski
POR MAIQUEL ROSAURO
O presidente Michel Temer não deve indicar imediatamente um substituto para Teori Zavaski, morto na quinta-feira (19). Saiba mais na matéria da Agência Brasil:
Temer vai aguardar nome de relator da Lava Jato para indicar substituto de Teori

O presidente da República, Michel Temer, disse que vai aguardar que o Supremo Tribunal Federal (STF) indique um novo relator para os processos da Operação Lava Jato para só então escolher um nome para substituir Teori Zavascki na Corte. “Só depois que houver a indicação do relator”, disse Temer ao ser questionado por jornalistas sobre a nomeação do novo ministro. Teori morreu na última quinta-feira (19) em um acidente aéreo em Paraty (RJ).
O regimento do Supremo prevê que a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, pode decidir se os processos da Operação Lava Jato – que eram relatados por Teori – serão distribuídos para outro integrantes do STF ou se serão herdados pelo novo ministro, que deverá ser nomeado pelo presidente Michel Temer. Para chegar à Corte, o substituto deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa.
Velório
Temer chegou ao velório de Teori, em Porto Alegre, tecendo elogios ao magistrado. “É um homem de bem. O que o Brasil precisa cada vez mais é de homens com a competência pessoal moral e profissional do ministro Teori. Que Deus conserve na memória dos brasileiros como um exemplo a ser seguido”, disse.
O corpo do ministro Teori Zavascki é velado desde a manhã de hoje no prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.
Lava a jato já não daria tudo o que esperam dela, simplesmente pelo volume do trabalho. Não existe relator para a operação que não tenha problemas (o decano tem problemas de saúde, ameaça aposentadoria não de hoje). Afeta inclusive o trabalho em Curitiba.
Sem falar nos assuntos correlatos que influenciam na operação, prisão apos condenação em segunda instância, por exemplo, muito provavelmente vai dançar.
Melhor coisa que pode acontecer agora é vazarem todas as delações da Odebrecht.