ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Isso é história! Santa Maria e a Guerra do Paraguai”

Isso é história!

 “1866, 9 de fevereiro – Caxias assume o comando supremo das forças aliadas em luta no Paraguai. O 7º C.P. de Cavalaria, comandado pelo tenente coronel Manoel Cipriano de Morais, fica pertencendo à 3ª Brigada de Cavalaria, sob as ordens do coronel Niederauer e incorporada à Divisão de Andrade Neves. Assim permanecerá até à tomada de Assunção, atuando sempre na vanguarda do exército de Caxias.

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ricardo e claudemir,
    obrigado pelos comentarios e disposicao. os niederauer me fascinam, do ponto de vista de sua atuacao militar. alias, a trajetoria de altos oficiais gauchos na guerra do paraguai é alto interessante. sera que existe alguma obra que compile a trajetoria de gente como o coronel niederauer, o general osorio e o general netto?
    abs
    marcio fernandes

  2. Correção: Na verdade, NIEDERAUER veio a falecer após a “Batalha do AVAÍ”, em função de grave ferimento caussado por golpe de lança, no Hospital de Campanha de Vileta, no dia13 de dezembro do ano de 1868 e não na Batalha de TUIUTI, conforme tinha dito anteriormente.

  3. Nota: “NIEDERAUER, o político e o soldado”: Em 7 de setembro de 1860, Niederauer foi eleito, pela primeira vez vereador para o quadriênio 1861-1864, mandato que não pode concluir pois, a 6 de agosto de 1864 partiu para a Campanha do Uruguai, comandando o 7° Corpo Provisório de Cavalaria, como Tenente-Coronel da Guarda Nacional. Santa Maria, entretanto, não esqueçeu o filho ilustre e bravo. A 7 de setembro de 1864, embora ausente, foi reeleito para o quadriênio 1865-1868. Desta feita, Niederauer foi o vereador mais votado, cabendo-lhe assumir não somente a Presidência da Câmara mas, também, o mando supremo do Município. A 7 de setembro de 1868, embora continuasse ausente, foi eleito vereador pela 3° vez, também com a maioria dos votos. Fonte: “6° Brigada de Infantaria Blindada “Brigada NIEDERAUER”, por Cláudio Moreira Bento (Org.), Luiz Ernani Caminha Giorgis e Mário José de Menezes, da “AHMTB” – Academia de História Militar Terrestre do Brasil, edição de 2002

  4. @MF
    Oi MF, tudo bom, tenho o Livro sobre a história da 6° Brigada de Infantaria Blindada (“BRIGADA NIEDERAUER”), cujo prefácio conta a biografia completa do Coronel João NIEDERAUER Sobrinho. Posso te adiantar que o ilustre coronel morreu em combate na Batalha de “TUYUTI”, após o sangrento combate, quando inspecionava o campo de batalha, em busca de sobreviventes, foi vítima de uma “tocaia” de um soldado paraguaio que lhe desferiu um lançasso certeiro (a lança se partiu em duas), causando mais tarde a morte do Cel. Nota: “A Lança partida está no brasão heráldico da Brigada NIEDERAUER. Se precisar de mais detalhes, favor entrar em contato através do meu e-mail,…Claudemir, pode dar para ele o meu e-mail ok. (NOTA DO EDITOR: o colunista cometeu um equívoco acerca da data. A correção será feita na próxima edição de Observatório, no próximo sábado)

  5. Claudemir, voce conhece alguma biografia dos Niederauer? (NOTA DO EDITOR: não conheço, lamentavelmente. Mas se alguém souber, passe para a gente, que repasso ao MF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo