Arquivo

Iluminação pública. Agora, sim, esquentou o tempo entre a prefeitura e a concessionária

Parecia uma disputa de cavalheiros. Mas isso acabou nesta sexta-feira. A Prefeitura Municipal, que tem próprios no escuro desde a semana passada, por decisão da concessionária de energia elétrica, a AES Sul, resolveu engrossar. E divulgou nota oficial que indica ter havido um, no mínimo, desencontro entre as partes, que nem mesmo uma decisão judicial conseguiu reparar.

 

Confuso? No escuro? Então leia o documento produzido pela prefeitura e divulgado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da administração municipal. Nele, o executivo santa-mariense explicita as razões de sua ira. Confira, a seguir:

 

“Nota Oficial – Iluminação Pública

 

A Prefeitura Municipal vem a público repudiar a postura adotada pela empresa responsável pela distribuição da energia elétrica na região Central do Estado com relação ao município de Santa Maria. Como é de conhecimento público, no último dia 10 de agosto, a AES-Sul , por meio de ação judicial, realizou o corte de energia elétrica em 46 setores da administração municipal sob o argumento de que a Prefeitura possuia dívidas com a empresa. No mesmo dia, a Procuradoria Geral do Município (PGM) obteve uma liminar na 1ª Vara Cível da Justiça de Santa Maria, permitindo a retomada do abastecimento de energia de parte dos locais.

 

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Finanças saldou os compromissos financeiros relativos aos setores municipais que ainda estavam pendentes. Porém, mesmo após esta iniciativa, a AES-Sul ainda mantem a suspensão do fornecimento de energia elétrica em 15 locais que estão com as suas contas de energia absolutamente em dia. Apesar de reconhecer o pagamento realizado dos próprios, a empresa alega que, como a Prefeitura ainda tem dívidas com a instituição no que diz respeito a iluminação pública das vias da cidade, a suspensão deve continuar. O município entende esta postura como inaceitável, visto que setores que estão com o pagamento de energia normalizado acabaram sendo penalizados por uma questão que não lhes compete responsabilidade.

 

Ressaltamos também que esta decisão da AES-Sul representa a paralisação de serviços essencias, visto que a Usina de Asfalto do município – que garante a manutenção das vias urbanas –, a Escola de Artes Eduardo Trevisan – que atende 300 alunos -, os ginásios do Guarani Atlântico e do Oreco -onde cerca de cinco mil alunos da Rede Municipal de Ensino realizam aulas de Educação Física -, dentre outros locais, estão entre os próprios municipais que continuam sem abastecimento de energia.”

 

Por entender que a postura da AES-Sul é arbitrária e extremamente lesiva à sociedade santa-mariense é que a Prefeitura solicitou oficialmente nesta sexta (17) à Justiça de Santa Maira o cumprimento imediato da decisão judicial da semana passada que determinou a retomada do fornecimento de energia aos serviços considerados essencais à população.

 

Prefeitura de Santa Maria,

17 de agosto de 2007”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo