Arquivo

Rodovias. O fato é um só: apenas o usuário cumpre o contrato. Sim, pagando o caro pedágio

No meio desta semana, ouvi o ex-senador, secretário e ministro Alcides Saldanha, dizer que ninguém cumpre os contratos de concessão das rodovias do Rio Grande do Sul. E ele é o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) – exatamente quem tem que zelar pelo cumprimento dos acordos assinados há 10 anos.

 

Mas Saldanha está enganado. Na verdade, há quem cumpra o contrato. Sim, o usuário. Que paga meia dúzia de caras tarifas para ir de Santa Maria a Porto Alegre. Ou menos, em quantidade, para ir a Rio Grande. E tem péssimas estradas à disposição. Quer dizer: quem devia cumprir, não cumpre; quem dança é o que paga a conta, para variar.

 

No entanto, o Governo do Estado, antes de exigir o cumprimento do contrato, quer prorrogá-lo – desde que as concessionárias dupliquem alguns trechos. A pergunta é: como pode fazer acordo com alguém que não cumpriu até aqui? Quem garante que vão passar a agir direitinho agora, com a garantia, claro, de mais 15 anos de lucros.

 

Às vezes penso que estão brincando com o usuário. Talvez estejam. E a CPI da Assembléia Legislativa deve acabar exatamente como disse o presidente da Agergs: todo mundo é culpado. E só.

 

Estou escrevendo  bobagem? Talvez. Mas confira o que informa a Agência de Notícias da Assembléia, acerca do que vai pela CPI, nesta segunda-feira:

 

“Comissões
A CPI dos Pólos de Pedágios reúne-se para votar requerimento protocolado pelo presidente da comissão, deputado Gilmar Sossella (PDT), pedindo a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias. Também ouvirá o ex-ministro dos Transportes, Cloraldino Severo. Às 14h, no Plenarinho.”

 

É isso. Só isso. Apenas isso. Enquanto o prejuízo vai para a conta do contribuinte. De novo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo