Arquivo

Plano B? Lula será candidato ao Senado? Por Pernambuco, sua terra natal? E por que não?

A hipótese foi largada, assim meio ao léu, na edição desta semana da revista IstoÉ. O texto é assinado pelo repórter Sérgio Pardellas. Confira um trechinho:

 

“O novo plano já está traçado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a discutir, nos últimos dias, o seu futuro político com um grupo restrito de interlocutores. Engavetada a idéia do terceiro mandato consecutivo, Lula alimenta agora o projeto de concorrer ao Senado por Pernambuco, sua terra natal e Estado onde atinge os mais altos índices de popularidade. Para poder disputar uma cadeira no Legislativo, Lula sabe que precisará se licenciar da Presidência em abril de 2010. Quanto a isso, não há problemas, adiantou. A licença permitirá que o presidente entre de corpo e alma na campanha eleitoral para fazer um sucessor de sua estrita confiança…” (para ler a íntegra, acesse aqui)

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: esquecendo a frase “engavetada a idéia do terceiro mandato consecutivo”, que sobre ela tenho uma opinião muito particular (confira na sugestão de leitura), até que a situação faz sentido. Que Lula é grande cabo eleitoral, todo mundo sabe, especialmente seus opositores. Aliás, cabo, não, general. Que seria eleito com absoluta certeza, até mesmo os paralelepípedos de Garanhus, a terra natal pernambucana do Presidente, têm plena consciência. E também é fato que Lula ainda não tem candidato à própria sucessão, Dilma Rousseff a parte, pois ela precisaria primeiro ganhar o PT, antes do Planalto.

 

Só tenho uma dúvida: eventualmente eleito, qual o comportamento lulista? Discreto (mas muito poderoso, como o outro Presidente em ação no Senado, José Sarney)? Ou parlapatão, como a vestal da República, Fernando Henrique Cardoso? Ah, e também não tenho lá muita certeza se Lula, que adora o Palácio do Planalto, estaria disposto a sair de lá oito meses antes do final do mandato. Em todo caso, melhor esperar.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a nota “Desconfiança. Quem quer o terceiro mandato para Lula é a mídia grandona (e a que se acha)”, que publiquei há exata uma semana, em 3 de dezembro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo