Arquivo

Não custa lembrar. Em um ano, o quadro de candidaturas se modificou. Mas nem tanto

Confira a seguir parte da nota que publiquei na manhã de 18 de junho de 2007, um domingo:

“Eleições 2008. Surge terceiro nome forte para confrontar PT e PMDB. Se tucanato se entender

Começa a se esboçar uma definição acerca de quem será protagonista no confronto eleitoral para a prefeitura, em 2008. E isso independe da reforma política, ora em gestação (sem chances de antecipar, ainda, o resultado) no Congresso. Inclusive porque o que se debate, em Brasília, influenciará mais (ou somente) o pleito proporcional, e não o majoritário.

 

Já é possível antecipar, no caso santa-mariense, que Paulo Pimenta será o candidato da Frente Popular Trabalhista. O deputado petista consolidou a hegemonia interna em seu partido e deve partir pra briga, contando com o apoio dos aliados tradicionais, PSB e PC do B, e a chegada de cristãos-novos, do PDT (que deve ceder o vice) e PTB. Ainda sonha com a adesão do PP (ou de José Farret) e do próprio PR (de Anita Costa Beber). Mas está pronto.

 

Também parece claro que Cezar Schirmer será o candidato, pela terceira vez seguida, do PMDB. De diferente é a aliança que está se montando. Por enquanto, desfalcado de PDT e PTB, e com os (hoje) enfraquecidos demistas ao lado. Para tornar-se forte, depende do PP (ou de José Farret) e gostaria de contar com o PSDB.

 

E aí é que está o busilis. É possível (há quem diga que tudo está acertado, mas não é demais duvidar, principalmente conhecendo um pouquinho Farret) que o ex-prefeito chegue junto. Mas, antes, é necessário que o PP se entenda minimamente. O que já foi mais difícil, segundo fontes próximas aos pepistas.

 

Então, admite-se que o PP (e/ou Farret) se coligue com o PMDB de Schirmer. E ele será, outra vez, fortíssimo concorrente dos petistas, agora reunidos na Frente Popular Trabalhista. Mas tem o tucanato. E, sobretudo, o PPS.

 

É essa a grande questão ainda indefinida. Mas que caminha, com celeridade, para uma certeza: a candidatura de Luiz Celso Giacomini, egresso do PMDB, não aparenta ser apenas retórica. Ele quer, sim, ser candidato a prefeito. E será, no mínimo, a vice. E só descarta, meeeeesmo, o peemedebismo. Debita a Schirmer o fato de não ter sido candidato a deputado estadual, em 2006. E não há a mínima possibilidade de acordo no horizonte longínquo…”

Para ler a íntegra da nota, confira aqui.

 

PASSADO EXATAMENTE UM ANO, o quadro mudou muito, mas muito mesmo. Luiz Celso Giacomini, por exemplo, não se viabilizou no PPS, liderado, em Santa Maria, pelos ex-comunistas, e não pelos recém-chegados, dos quais o ex-presidente da Fundação Estadual de Esportes e atual secretário de município na mesma área era e é o grande nome. O tucano Jorge Pozzobom, que surgiria mais tarde, também desistiu. De maneira que, dos nomes citados então, apenas Pimenta e Schirmer se solidifaram e, com o nome da advogada Sandra Feltrin, PSol, vão protagonizar a disputa de outubro. A menos que apareça uma improvável (senão impossível) surpresa de última hora.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo