Arquivo

Coluna Observatório. “O grande temor dos arrecadadores. Vai faltar dinheiro para a campanha”

A seção “Luneta”

 

 

 

Virou um filme de terror. Arrecadadores do troco para fazer a campanha eleitoral estão, para dizer o mínimo, bastante desanimados.

 

Um dirigente de partido da chapa Juntos por uma Santa Maria Melhor, em conversa com o colunista, simplesmente duvidou da possibilidade de chegar aos R$ 800 mil previstos.

 

Mais: entende que a disposição dos habituais doadores longe está de ser a mesma de pleitos passados. Inclusive porque são sempre os mesmos.

 

Aliás, o discurso é exatamente o mesmo feito a Observatório – sem que lhe fosse perguntado – por um articulador da aliança “Santa Maria não pode parar/Frente Popular Trabalhista” – que previu R$ 880 mil de gastos.

 

A ser concretizado o prognóstico, e nenhum dos dois principais grupos que disputam o pleito, conseguir arrecadar o necessário, só há duas alternativas visíveis.

 

Uma é refazer o orçamento, conforme o andar da carruagem. Outra é os candidatos bancarem parte dos custos e recorrer aos diretórios nacionais e estaduais dos partidos.

 

Há, claro, sempre uma terceira alternativa: ficar devendo. Se encontrarem, nesses novos tempos de política, quem queira vender serviço fiado.

 

Candidaturas a vereador, e nesta segunda-feira é possível que se conheça o número definitivo, não deverão mesmo ultrapassar as 115.

 

E o que aparentemente pode ser considerado uma vantagem – a concorrência menor – traz um componente aterrador, para uns e outros.

 

Para se eleger, o candidato de um partido chamado de ponta terá que fazer 3 mil votos. E ainda assim talvez seja insuficiente.

 

Quanto às coligações das siglas com menos militantes, o problema é outro. É possível que um número de votos menor garanta o quociente eleitoral, estimado em 10 mil. Em resumo: cada qual com seu problema. E nenhum deles é exatamente pequeno.

 

Está acontecendo com o PDT o pior dos mundos, para uma sigla partidária. A confusão foi tanta que, neste momento, a comunidade política já pensa em simplesmente viver sem ele. Largou-o de mão, no popular.

 

Você também pode encontrar este colunista diariamente às 7h45, e ao meio dia, na rádio Antena 1; e a qualquer momento no site www.claudemirpereira.com.br.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo