Economia Solidária

ROMARIA DA TERRA. Milhares de pessoas se reúnem em Santa Maria

POSTADO POR Maiquel Rosauro

Mesmo enfrentando o mau tempo, a 33 edição da Romaria da Terra realizada hoje em Santa Maria atraiu um grande público durante a procissão que marcou a abertura do evento e as celebrações religiosas ocorridas no Parque da Medianeira. Conforme a organização da Romaria, cerca de 20 mil pessoas circularam pelo evento entre às 8h e às 16h, quando a programação foi encerrada. A Brigada Militar divulgou um público total de 12 mil pessoas.

Uma caminhada de dois quilômetros de distância foi a primeira atividade do dia. Os romeiros, vindo de todo o Estado, deixaram o Instituto São José, no bairro Parque Dom Antônio Reis, por volta das 9h 40 min. Antes de completar o trajeto, no Centro de Referência de Economia Solidária, Dom Ivo Lorscheiter, no bairro Medianeira, foi feita uma homenagem ao bispo emérito de Santa Maria, Dom Ivo Lorscheiter, pelo trabalho social realizado. Em torno das 11h, a procissão chegou ao Parque da Medianeira onde foi feita a eucaristia e diversas celebrações religiosas coordenadas pelo Bispo Diocesano de Santa Maria, Dom Hélio Rubert. Também ocorreram pronunciamentos sobre a situação social das comunidades quilombolas, tema da romaria. Na parte da tarde, mesmo debaixo de pancadas de chuva, o destaque foram as atividades culturais promovidas pelas comunidades quilombolas, Igreja De Matriz Africana, Projeto Esperança/Cooesperança, o Projeto Catando Cidadania, e pastorais da juventude da Igreja Católica.

Evento atraiu autoridades

Antes do encerramento da romaria, o Projeto Esperança/Cooesperança aproveitou o evento para convidar a todos os romeiros a participarem da 6 ªFeira de Economia Solidária do Mercosul, que acontecerá em Santa Maria de 9 a 11 de julho deste ano. A romaria terminou por volta das 16h, com um ato simbólico que foi a distribuição partilhada de 33 pães caseiros que representavam cada uma das romarias da Terra realizadas no Rio Grande do Sul.

2011 – No ano que vem, a Romaria da Terra acontecerá em Bagé e terá como tema o meio-ambiente. O anúncio foi feito pelo Bispo Dom Hélio Rubert no Parque da Medianeira. Dom Hélio inclusive entregou simbolicamente ao bispo da Diocese de Bagé, Dom Gilio Felicio, uma vela e uma cruz que simbolizavam a passagem da organização do evento.

Fonte: Jornalista Tiago Machdao, assessoria de imprensa da Romaria da Terra

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo