Arquivo

Ei, você aí! Este (nem sempre) humilde sítio procura quem saiba informar a quantas anda o PDT

Que ninguém fique brabo, mas o PDT de Santa Maria está uma verdadeira mixórdia. Foram inscritos, no final de semana, na undécima hora, 10 nomes de candidatos a vereador. Que podem ser trocados, aumentados ou até cortados até que esta segunda-feira encerre.

 

Difícil, mesmo, é saber se valeu mesmo a convenção de 22 de junho. Os embates internos (e judiciais) persistem, sem que alguém diga qual a decisão definitiva. É até possível que, no momento em que você estiver lendo, tudo esteja decidido. Pode ser. Ou não.

 

Como fato concreto, até o meio da noite de ontem, havia a dezena de nomes postos na Justiça Eleitoral (ainda sem confirmação no sítio do TSE, o que deve ocorrer ao longo dos dias), como concorrentes a uma vaga na Câmara de Vereadores.

 

Aliás, de acordo com a legislação, o PDT, se concorrer sozinho para o parlamento, pode colocar até um máximo de 21 nomes (150% das vagas disponíveis). Mas tem menos da metade disso. E ninguém sabe (pelo menos este jornalista não sabe) como tudo terminará.

 

Confira a relação de nomes registrados na Justiça Eleitoral de Santa Maria:

 

Juici Passini

Eloy Sacol

Cezer Papagoio

Roberto Abis de Souza

Marcelo Silveira Arantes

Delenir Rosa de Quevedo

Roberto Salton

Dr. João Jaime

Glenio de Jesus

Roberto Jucelino Ruy

 

 

EM TEMPO: o que se discute, afinal de contas, é o destino dos 3 minutos a que o PDT tem direito no rádio e na televisão, para o pleito majoritário. Se for decidido que a convenção do dia 22 não vale, e portanto o apoio à Frente Popular Trabalhista deixar de existir, o tempo será dividido igualmente entre as três candidaturas a prefeito. Se, de outro lado, for validado, os três minutos irão integralmente para a FPT.

 

Na verdade, essa é a grande disputa, hoje, na medida em que não haveria sequer tempo hábil, por exemplo, para o PDT apresentar candidatura para prefeito e vice. Politicamente, no entanto, vale o que já escrevi na coluna Observatório, sábado, em A Razão, e que reproduzi aqui no mesmo dia: parte dos militantes vai apoiar Cezar Schirmer/José Farret e o restante (se maior ou menor, a campanha é que dirá) ficará com Paulo Pimenta/Ovídio Mayer. O resto é a situação horrorosa em que se encontra um dos grandes (e aparentemente cada vez se apequenando mais) partidos de Santa Maria.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo