Arquivo

Disputa no Senado. Do jeito que a coisa anda,petista Tião Viana acabará apoiado pela oposição

Deputados federais e senadores se preparam (e articulam, e fazem campanha, e não falam de outra coisa) para eleger o novo comando da Câmara e do Senado, em meados de fevereiro. Pelos movimentos do momento (sempre pode mudar, em se tratando de política), que ninguém duvide, tanto num quanto noutro andar do parlamento federal, o que “é pra ser, será”.

 

Na Câmara, depois de muito nheco-nheco, tudo se encaminha para que o peemedebista Michel Temer volte a presidir a Casa, contando com o apoio da base governista e também  da oposição – aparentemente interessada mais em garantir espaços e respaldar a atividade parlamentar do que em futricas. Se bem que…

 

Já no Senado, o PMDB e seus múltiplos grupos, quase todos envolvidos com seus próximos interesses, pode levar a uma inusitada aliança entre PT e oposição, confirmando Tião Viana como presidente. A última do PMDB é a tentativa de um casuísmo, com a improvável candidatura do atual presidente, Garibaldi Alves (na foto de Fábio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil).

 

O resultado: até mesmo uma pra lá de improvável (até ontem) adesão do DEM a Viana não seria de todo impossível. É isso mesmo. Quem conta mais é o jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Confira:

 

“Demora do PMDB faz oposição flertar com Tião Viana

O vaivém do PMDB na disputa pela presidência do Senado começa a inquietar a oposição. PSDB e DEM já consideram a hipótese de uma composição com o candidato do PT, Tião Viana (AC). O tucanato já negocia com Tião, nos subterrâneos, posições na Mesa diretora e nas comissões do Senado…

… também o DEM, entre todas as legendas a mais avessa ao petismo, discutirá a opção de se compor com Tião. O debate será levado a uma reunião da bancada ‘demo’ pelo líder José Agripino Maia (RN)…É a primeira vez em meses que Agripino inclui Tião no seu rol de “alternativas”. “Não vou ficar a reboque das cofusões peemedebistas”, diz, entre quatro paredes.

O que empurra a oposição para o flerte com Tião é a necessidade de definir a participação de cada partido nos postos de relevo do Senado. Além da presidência, as posições mais cobiçadas são a vice-presidência do Senado, a primeira-secretaria e o comando das comissões de Justiça e de Assuntos Econômicos…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “Demora do PMDB faz oposição flertar com Tião Viana”, de Josias de Souza. E clique aqui para ler outros textos e análises publicados pelo jornalista da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo