Arquivo

Súpers. Aumenta adesão da comunidade e de entidades à campanha para abertura aos domingos

Amplia-se o movimento de setores representativos da comunidade contra o anacrônico fechamento dos supermercados aos domingos e para garantir, aos que desejarem, que abram suas portas aos consumidores. Além de entidades empresariais, também um abaixo-assinado digital garantem expressividade ao movimento, às vésperas da realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores e das assembléias dos sindicatos patronal e de trabalhadores, que definirão a continuidade ou não do acordo firmado no final de 2008.

 

Mais detalhes sobre a mobilização, no material distribuído pela assessoria de comunicação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). O texto é assinado pela jornalista Carla Suptitz. Confira:

 

“Contagem Regressiva: quarta-feira tem audiência para discutir abertura dos mercados aos domingos

 

Nesta quarta-feira, dia 13, acontece Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria para ouvir a comunidade sobre o acordo firmado no ano passado entre o sindicato patronal e dos comerciários que proibiu os mercados da cidade de abrirem aos domingos. Desde então nenhum supermercado que opere com funcionários contratados pode abrir nesses dias.

 

A Audiência, que acontece às 18 horas, no Plenário do Legislativo Municipal, é mais uma etapa da mobilização iniciada pela CACISM (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria) para levantar a discussão e permitir que a opinião da comunidade seja ouvida e levada em consideração. O movimento quer sensibilizar os sindicatos do setor para reverem a decisão durante a negociação do dissídio coletivo, que está prevista para acontecer neste mês ou início de junho.

 

Enquanto isso, outras formas vão sendo criadas para permtir que a população santa-mariense se manifeste. Na sexta-feira surgiu o “abaixo-assinado digital”, permitindo que todo o cidadão plugado na rede possa deixar seu voto a favor da reabertura dos mercados aos domingos. Em apenas dois dias foram mais de 1.150 assinaturas digitais. A coleta de assinaturas por empresas e pessoas também está sendo feito a partir de listas impressas, que devem ser entregues na CACISM até o meio-dia desta quarta.

 

NOVAS ADESÕES

Nesta segunda, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santa Maria), o SINDUSCON (Sindicato da Construção Civil de Santa Maria), o Sindicato da Saúde da Região Central e o Associação Rural de Santa Maria se somaram ao movimento, que já conta com a participação da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), SINDILOJAS (Sindicato dos Lojistas de Santa Maria),  AJESM (Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Maria), ADCE (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas de Santa Maria), AHTUR (Associação dos Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria), SEPRORGS (Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul), SECOVI (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais de Santa Maria), Sindicato dos Contabilistas de Santa Maria, Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria e ADV (Associação Distrito Vivo).”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo