Economia

ECONOMIA. Sedufsm realiza debate sobre a dívida pública brasileira, sexta (6), na Câmara de Vereadores

POR MAIQUEL ROSAURO

A Câmara Municipal de Vereadores será palco da conferência “Dívida pública brasileira e a necessidade de uma auditoria”. O evento é promovido pela Sedufsm e ocorre na sexta-feira (6), às 17h. Confira abaixo na matéria de Fritz Nunes, da assessoria de imprensa da Sedufsm:

Sedufsm realiza debate sobre dívida pública brasileira

Dívida pública sedufsmA Sedufsm promove no dia 6 de novembro uma conferência cujo título é “Dívida pública brasileira e a necessidade de uma auditoria”. O conferencista será Josué Martins, auditor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS) e integrante do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida. O evento ocorrerá a partir das 17h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, na rua Vale Machado, nº 1415.

A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação sem fins lucrativos que tem como um de seus principais objetivos “realizar a auditoria da dívida pública brasileira, interna e externa, federal, estaduais e municipais”, exigindo assim a transparência no processo de endividamento brasileiro. Conforme a Associação é preciso que seja cumprido o artigo 26 das Disposições Transitórias (ADCT) da Constituição Federal de 1988, que prevê a auditoria da dívida externa. Para saber mais sobre o trabalho da Auditoria Cidadã, clique aqui.

Qual a importância de discutir o tema?

Maria Lúcia Fattorelli, auditora federal aposentada, e uma das coordenadoras da Auditoria Cidadã da Dívida, destaca que a dívida pública brasileira é o principal fator para a manutenção da crise econômica no país. “Basta olhar para os números oficiais divulgados pelo Governo e pelo Senado. Em 2015, 47% do orçamento federal será destinado ao pagamento de juros e amortizações da dívida. Isso corresponde a R$ 1,3 trilhão. Uma dívida que sempre pagamos, mas nunca diminui”, frisa.

Josué Martins, que também é diretor-presidente do Centro de Auditores Públicos Externos do TCE/RS (Ceape), falará em Santa Maria sobre o sistema da dívida, que consome recursos não apenas da União, mas também estrangula financeiramente os estados e municípios. Na análise de Martins, a dívida pública do RS está ligada ao chamado sistema da dívida. Por esse sistema criado, conforme o especialista, “o Plano Real trocou o controle da inflação pelo superendividamento do setor público”.

A conferência de Josué Martins, que ocorre no plenário da Câmara de Vereadores, é aberta a qualquer pessoa interessada e a entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Debate vai chegar a lugar nenhum. Só no governo Dilma a dívida aumentou uns 10% do PIB. Algo como 470 bilhões jogados no BNDES, BB e CEF.
    Aí começam as petices, contabilidade criativa para jogar a culpa no EFEAGÁ. Querem usar a dívida líquida (mais contabilidade criativa) quando todo o resto do planeta só olha a dívida bruta. Culpam os "rentistas", querem colar um rótulo na classe média. Olhando quem possui títulos do governo encontra-se bancos, fundos de pensão, fundos estrangeiros de investimento, fundos de pensão estrangeiro, o próprio governo, a previdência e seguradoras. Sem falar que o atual governo acabou com o rendimento da poupança.
    Outro aspecto é o "debate", Santa Maria tem advogados administrativistas que se acham especialistas em gestão pública, tributaristas que acham que sabem economia e gente formada nas mais diversas áreas que pensa que basta saber os "lugares comuns", repetir o que leu numa cartilha e usar "bom senso".
    Quanto a auditoria, pode ser que a PF faça uma. Existe até uma cpi do BNDES para tentar blindar o banco. Impossível um silo cheio de milho sem um ratinho que seja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo