Sem categoria

DILMA/LINA. O caso é um factóide. Uma farsa. Quem diz é o super-xerifão da Receita, ao tempo de FHC

Everardo não caiu (inclusive porque conhece) no canto da mídia grandona
Everardo não caiu (inclusive porque conhece) no canto da mídia grandona

Sempre desconfiei dessa história. E procurei deixar claro esse pensamento. Mas, claro, a mídia grandona (e a que se acha) resolveu investir nisso que me parece cada vez mais uma grande bobagem. Pois, agora, não sou eu. Nem você. Mas o grande nome da Receita Federal, que dirigiu nos oito anos do presidente Fernando Henrique Cardoso. No caso, Everardo Maciel.

Pois o homem abriu o verbo em entrevista muito bem feita com um dos melhores (e de maior credibilidade) sítios de informações do país. No caso, o Terra Magazine, alojado no insuspeito portal Terra. Quem edita o material e fez a entrevista é Bob Fernandes. A foto (de arquivo) é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Confira:

 Everardo: Casos Petrobras e Dilma/Lina “são farsa”

 O pernambucano Everardo Maciel mora há 34 anos em Brasília. Foi secretário executivo em 4 ministérios: Fazenda, Educação, Interior e Casa Civil, e foi Secretário da Fazenda no Distrito Federal. Everardo é hoje consultor do FMI, da ONU, integra 10 conselhos superiores, entre eles os da FIESP, Federação do Comércio e Associação Comercial de São Paulo e é do Conselho Consultivo do Conselho Nacional de Justiça.

Mas, nestes tempos futebolísticos, às vésperas de 2010, com tudo o que está no ar e nas manchetes e, em especial, diante do que afirma Everardo Maciel na entrevista que se segue, é importantíssimo ressaltar que ele foi, por longos 8 anos, “O” Secretário da Receita Federal dos governos Fernando Henrique Cardoso.

Dito isso, vamos ao que, sem meias palavras, afirma Everardo Maciel sobre os rumorosíssimos casos da dita “manobra contábil” da Petrobras – que desaguou numa CPI -, da suposta conversa entre a Ministra Dilma Rousseff e a ex-Secretaria da Receita Lina Vieira e da alardeada “pressão de grandes contribuintes”, fator que explicaria a queda na arrecadação:

– Não passam de factóides. Não passam de uma farsa.

Sobre a suposta manobra contábil que ganhou asas e virou fato quase inquestionável, diz o ex-Secretário da Receita Federal de FHC:

-É farsa, factóide… a Petrobras tem ABSOLUTO DIREITO (NR: Destaque a pedido do entrevistado) de escolher o regime de caixa ou de competência para variações cambiais, por sua própria natureza imprevisível, em qualquer época do ano. É bom lembrar que a opção pelo regime de caixa ou de competência não repercute sobre o valor do imposto a pagar, mas, sim, a data do pagamento. Essas coisas todas são demasiado elementares…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, outros textos de qualidade, publicados no sítio Terra Magazine, editados por Bob Fernandes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Claudemir, fica a dica para assistir através do link abaixo o programa Entre aspas da globonews, onde o ex-secretario Everardo Maciel e outros convidados falam sobre o tema e deixam a jornalista Mônica Waldwogel numa saia justa.
    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1111651-7823-CRISE+ATINGE+DE+VEZ+A+RECEITA+FEDERAL,00.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo