Política

EXCLUSIVO. Santa Maria pode levar mais R$ 10 milhões do PAC. Proposta será apresentada dia 8

A qualquer momento, a prefeitura vai convocar uma entrevista coletiva (pelo porte do troco, é o que imagino, ao menos) para anunciar que a proposta 17.249, por ela encaminhada, foi pré-selecionada pelo Ministério das Cidades e será apresentada em Brasília às 3 da tarde do dia 8 de setembro. Com o que, a boca do monte se qualifica para receber mais recursos do Plano de Aceleração do Crescimento.

Segundo fonte claudemiriana muito bem situada, há a expectativa de que pelo menos mais  R$ 10 milhões (pouco mais, pouco menos) possam aportar à cidade. O trocão, se a proposta a ser analisada (isso, atenção, é fundamental) for bem apresentada tecnicamente, estará garantido. Mas, perguntei à fonte: qual a explicação para esse reforço no PAC em Santa Maria?

E ela me disse haver o compromisso do Governo Federal para a complementação de recursos (e isso foi garantido ainda no governo passado, de Valdeci Oliveira – o que poderá, é bom prestar atenção, ser negado pela atual administração) do PAC em algumas circunstâncias. Uma delas é a necessidade de obras não previstas no Plano de Trabalho inicial. Outra é para a conclusão de obras que eventualmente tenham saído mais caras do que o previsto no primeiro momento. E, por fim, para complementar as que foram feitas no lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento.

Resumo da ópera: vem mais troco lulista para Santa Maria. É, não dá para reclamar do Presidente da República. Não se preocupa: a informação é correta e deverá ser anunciada a qualquer momento pela prefeitura. A menos que não acredite na aprovação da proposta já apresentada e que, repito, terá que ser justificada nessa reunião de 8 de setembro.

EM TEMPO: além de Santa Maria, outras cinco comunas gaúchas também poderão ganhar mais troco do PAC. Exceção feita a Vista Alegre, que fará sua apresentação no dia 4 de setembro, as demais estarão juntas com a boca do monte em Brasília no dia 8. A saber: Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Pelotas. As três primeiras às 4 (uma hora depois de Santa Maria) e a última ao mesmo tempo que a boca do monte.

EM TEMPO 2: pelo que foi possível apurar, a prefeitura santa-mariense apresentou pedido para inclusão nos sub-programas do PAC: Ação Melhoria das Condições de Habitabilidade de Assentamentos Precários, e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O que pode dar uma boa pista para onde se destinam os recursos, SE A PROPOSTA DA CIDADE FOR BEM FUNDAMENTADA.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Hoje a atual administração dá a desculpa dos atrasos das obras do PAC é a dificuldade da contrapartida do município, mesmo a Ministra Dilma dizendo que não tem desculpas por atraso nas obras e que o Governo Federal podia até parcelar a contra partida, Espero que este dinheiro não seja mais um motivo de choradeira por parte do atual governo.
    Obs.como gostaria que a Ministra Dilma viese a santa maria todas as semanas o povo veria muitas máquinas nas ruas e operários trabalhando em jornadas exautivas)

  2. Olá Claudemir,

    Será que algum mebro da antiga e/ou da atual administração poderia esclarecer essas dúvidas? Vamos ficar no aguardo.

    Abraço,

  3. Olá Claudemir, estava lendo essa matéria sobre a possibilidade de vir mais 10 milhões do PAC para Santa Maria, acredito e faço campanha para o Governo Federal destinar esse valor para outra cidade! Sabes por que,se no governo passado veio quase 140 milhões e basta sair nas vilas e bairros de nossa cidade para ver com os próprios olhos obras paralizadas ou em ritimo lento! É justo a Prefeitura buscar mais esse valor? E se conseguir para onde vai ser aplicado, pois, estamos com a cidade entregue aos burracos em todos os seus cantos.

  4. Claudemir,
    Vc sabe quais as obras previstas ou que já foram realizadas? Eu gostaria de saber, pois fico profundamente indignado com certas coisas. Vou dar dois exemplos. Um é o péssimo estado das ruas de Santa Maria. É absolutamente vergonhoso. É tanto buraco que dá até raiva de sair na rua. O outro é a inexistência de uma estação de tratamento de esgoto. Como pode? E a tal da qualidade de vida? É um escandalo! Não sei quais obras foram previstas no PAC, mas pouco importa. Se essas duas coisas não foram previstas, deveriam ter sido. Se não foram planejadas para o PAC, então que fossem planejadas por outros meios. De qualquer modo, ruas esburacadas e inexistência de estação de tratamento de esgoto já são dois exemplos de incompetência administrativa. Se uma administração (não importa de qual partido) não faz o básico, então para que ela serve? Decoração?

    1. Olá, Saucedo. Boas perguntas. Boas perguntas. A resposta? Quem pode ajudar a saciar a curiosidade do leitor e minha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo