DestaqueRegião

FAXINAL DO SOTURNO. Município realiza ações em favor do combate ao abuso e à exploração sexual

Jardim contou com materiais confeccionados por alunos de duas escolas

Prefeito Municipal de Faxinal do Soturno, Clovis Montagner, marcou presença nas iniciativas do Maio Amarelo (Foto Divulgação)

Por Laura Roratto / Prefeitura de Faxinal do Soturno

Nesta quinta-feira (18), o prefeito Clovis Alberto Montagner participou das atividades do Jardim da Proteção promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na programação do Maio Laranja, nas escolas Paulo Freire e Santa Rita de Cássia.

O dia 18 de maio é marcado nacionalmente pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Segundo o assistente social Rafael Almeida, “quando ocorre a violação de direitos, as relações de poder são estabelecidas na utilização de crianças e adolescentes para satisfazerem desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Envolvendo vários fatores de risco e vulnerabilidade social e econômica”.

Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerado sujeito de direitos, mas um ser que não possui humanidade e proteção.

“A violência sexual nesses casos ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal, como da exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, se tornam mercadorias e, assim, são utilizadas nas modalidades de exploração sexual como: tráfico, pornografia, contexto da prostituição e exploração sexual no turismo”, salienta a psicóloga Fabiana Schot.

Por isso a importância de protegermos nossas crianças e adolescentes.

A Secretária da educação Simone Cancian Stieler reforça a importância das redes de apoio e proteção à criança e ao adolescente e de realizar denúncia em caso de suspeita ou conhecimento de abuso ou exploração.

Se tiver suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer violação de direitos contra criança e adolescentes, denuncie! Disque 100 ou entre em contato com Conselho Tutelar, Polícia Civil, Brigada Militar mais próximo ou, ainda, pelo site da safernet na aba denuncie.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo