Habitação

PREJUÍZO SOCIAL. Afinal, o que está atrasando tanto as obras do loteamento Cipriano da Rocha?

Não há dúvida: o loteamento Cipriano da Rocha é um dos maiores investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em Santa Maria. Seja do ponto de vista financeiro ou pela amplitude social do empreendimento. E está, para dizer o mínimo, ruído entre a Prefeitura, os (futuros) moradores (representados por sua Associação) e sabe-se mais lá quem.

A propósito desse enrosco, e cobrando o que a administração havia prometido em reunião ocorrida no final de julho, entre outros temas, acompanhe nota divulgada pela Associação dos Moradores do Loteamento Cipriano da Rocha (Amocir), assinada por seu presidente, Jonis Lemos. Acompanhe:

01

No dia 29 de julho estivemos reunidos com representantes da PMSM, membros do PAC Social e PAC Técnico, onde buscávamos informações sobre os andamentos das obras no Loteamento. O senhor Nabor Ribeiro comunicou, na ocasião, que restavam alguns entraves burocráticos para serem solucionados e que até o dia 16 e agosto as obras seriam retomadas. Disse ainda, que até setembro seriam entregues cerca de 50 unidades habitacionais.

No entanto, já estamos há menos de uma semana do final de agosto e ainda não foram recomeçadas as obras de construção das casas do Cipriano da Rocha.

Segundo as informações surgiu um novo “drama” na novela entre a PMSM e BK Construções, o problema agora gira em torno da cobrança do ISSQN.

Enquanto os engravatados criam entraves burocráticos para dificultar a retomada das obras os beneficiários, cidadão comuns, privados de seus sonhos e anseios aguardam frente a morosidade e a inércia da Administração Municipal diante da questão.

Até quando se estenderá a insensibilidade e o descaso diante das centenas de famílias que aguardam a conclusão de suas casas? Pois já se foram 08 meses deste novo governo e tudo o que conseguem é criar novas dificuldades que impossibilitam a o reinicio das obras.

Por fim resta uma ultima indagação: Será que tudo isso se origina em uma falta de vontade política ou desconhecimento de causa?

02

Existe uma articulação idealizada pelo MNLM que está mobilizando algumas famílias beneficiarias para agirem em defesa de seus direitos por meio de pressão política, diante disso, considerando que alguns beneficiários têm nos procurado e questionando algumas decisões tomadas por este grupo, Tornamos Público que a Associação dos Moradores do Loteamento Cipriano da Rocha não faz parte destas articulações. Acreditamos convictamente, que ações de ocupações dos lotes do Cipriano da Rocha resultarão em atraso ainda maior do que já estamos enfrentando.

Afirmamos, porém, que não somos contrários a estas ações, uma vez que foram tomadas por pessoas que acreditamos serem responsáveis por seus atos, e que com certeza assumirão todos os ônus resultantes das ações as quais se propuserem.

Por fim a AMOVUR não está e não estará participando destas articulações, uma vez que as deliberações das ações são tomadas por uma pequena minoria de beneficiários, o que não pode, em hipótese alguma,  representar a vontade da maioria. 

JONIS BAROS LEMOS

Presidente”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Cristiano Schumacher, confusão quem está fazendo e você, não se trata de AMOVUR, mas sim de AMOCIR. E eleição houve sim, participaram dela a grande maioria dos atuais moradores do loteamento.

  2. Camarada Flamarion Uchoa, a Associação dos Moradores do loteamento Cipriano da Rocha é legitima, constituida de fato e de direito.

  3. Esclarecimento ao sr. Flamarion: movimentos sociais como o MNLM (Movimento Nacional de Luta Pela Moradia) não costumam constituir-se juridicamente, como se fossem uma empresa; o que as legitima é a justeza de sua postura.

  4. O Sr Cristiano Schumacher do MNLM alega se houve eleição para a Associação dos Moradores do Cipriano Rocha? E a comunidade santamariense alega se o MNLM está legalizado perante a Lei, com CNPJ e outros documentos obrigatórios?

  5. Prezado claudemir

    Diante da nota divulgada, pelo presidente Jonis Baros (não sei se houve eleição, alem disso ha uma confusão AMOVUR é a associação de moradores da vila urlandia e não do cipriano da rocha ). Cabe ressaltar que em todos os momentos a participação da associação comunitaria foi estimulada , ate porque não haviam nenhuma organização alem do MNLM tratando da obra do cipriano acompanhando e desenrolar do problema, por sinal desde 2005 tratamos deste assunto area .Assim temos conduzido com responsabilidade esta questão garantindo a permanencias dos sorteados e recentemente ajudamos na discussão do reequilibrio de preços que ja esta feito e o contrato ampliando em mais 2000,00 reais por unidade habitacional . Por fim lamentamosa postura do Sr jonis, que traz a publico uma informação errada pois estaremos hoje realizando mais uma assembleia as 17:30 com os beneficiarios e moradores do loteamento para caso a obra não recomece tomarmos medidas mais energicas para exigir o recomeço da obra. Uma vez que o contrato com o novo cronograma e os novos valores ja estão aprovados e librados pela CEF e pela PMSM, assim como a discussão da isenção do ISSQN ja esta sendo elaborada e sera enviada para camara em breve.

    Atenciosamente
    Cristiano Schumacher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo