Arquivo

Unifra é a tal. Após o Turismo, a Casa de Saúde. Cresce influência fransciscana na Prefeitura

Depois da Secretaria de Turismo, que virou um grande monopólio do Centro Universitário Franciscano, tanto no que toca à, digamos, “ideologia” do setor, quanto no fornecimento de recursos humanos, a começar pela titular da pasta; agora é a Saúde, que passa a ter grande influência na nova administração municipal.

 

Isso ficou bastante claro ontem, depois que o Executivo denunciou o convênio de gestão com o Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo. A instituição, que administra o Hospital Municipal Casa de Saúde, sem nenhuma queixa da comunidade (muito ao contrário), foi afastada para dar lugar à Associação Franciscana de Assistência à Saúde, braço da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – segundo a revista Amanhã, instituição com o maior faturamento bruto de Santa Maria -, cuja sigla é Scalifra e que tem como principais empreendimentos exatamente a Unifra, além do Colégio Sant’Anna.

 

O novo convênio foi assinado (foto) na tarde desta quinta-feira, entre outros, pelo prefeito Cezar Schirmer e pela reitora da Unifra, Irmã Irani Rupulo, exatamente na sede do Centro Universitário Franciscano, no último dos nove andares do prédio da Reitoria, na rua Silva Jardim. Os detalhes da associação entre prefeitura e Scalifra você encontra no material distribuído pela Superintendência de Comunicação Social da administração municipal. A seguir.

 

“Prefeitura assina convênio com SEFAZ

para administração da Casa de Saúde

Em coletiva à imprensa, na tarde desta quinta-feira (20), o prefeito Cezar Schirmer anunciou que em breve a Casa de Saúde será administrada pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde (SEFAS). O convênio para a nova gestão do hospital municipal, assinado durante a coletiva, foi celebrado entre o Município de Santa Maria, a Sefas e o Centro Universitário Franciscano (Unifra), que dará suporte de conhecimento e técnico, através dos oito cursos da área da Saúde. O Convênio visa a administração e o atendimento médico, hospitalar e ambulatorial na Casa de Saúde. “Tenho convicção de que este convênio poderá dar à cidade um hospital a altura das necessidades da população mais carente da nossa cidade”, justificou o prefeito.

 

O prefeito explicou que hoje (20) pela manhã foi entregue à direção do Hospital de Caridade a notificação sobre a rescisão do convênio existente. Schirmer fez questão de salientar que não tem nada contra o Caridade, e que sabe que parte das exigências não dependiamno entanto o convênio celebrado em 2008 com o HC não atingiu os objetivos almejados e os problemas de saúde do município só se agravaram. Entre estes problemas o prefeito citou a escassez de leitos pelo SUS e o enorme gasto mensal do município com transporte de pacientes para outras cidades. O prefeito almeja que com este novo convênio Santa Maria possa voltar a ser referência em Saúde.

 

A oferta de 177 leitos para os usuários do Sistema Único de Saúde-SUS, incluindo alta, média e baixa complexidade, a serem integralizados após o credenciamento pela Secretaria de Saúde, é um dos principais compromissos da…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo