É UM ESTILO. Schirmer em Santa Maria, hoje? Quarta estava em Brasília, disse Pozzobom

Fui ao sítio da prefeitura na internet, na noite de ontem, perto das 10 e meia. Fiz uma busca colocando, no local apropriado, a expressão “viagem”. Só encontrei referências ao périplo pela China, em junho. Inconformado, acrescentei um segundo termo: “Schirmer”. Dei mais sorte: encontrei uma notícia, postada no finalzinho da noite de 11 de agosto. Tratava da ida do prefeito a Curitiba.

No primeiro parágrafro do texto: “… a (viagem)… teve o propósito de estreitar as relações do Executivo com a empresa ALL (América Latina Logística do Brasil). Segundo o secretário Cezar Busatto, que acompanhou o prefeito, um dos principais assuntos tratados foi o interesse da prefeitura em expandir a empresa Santa Fé na cidade….” (se quiser ler a íntegra, clique AQUI ).

É UM ESTILO. Schirmer em Santa Maria, hoje? Quarta estava em Brasília, disse Pozzobom - admar-pozzobom-e-cia

Pozzobom e Denardin com Fortes, no Ministério das Cidades. Ao fundo, de olho, a foto de Lula

Resumo da ópera: embora me considere burrinho, o que pode significar algum engano meu, a última referência oficial a uma saída da cidade do prefeito se deu há exatos 39 dias. Mas se sabe que, nesse período, pelo menos a Porto Alegre o prefeito foi – segundo li no noticiário dos jornais.

De todo modo, aparentemente, o Chefe do Executivo não tem por hábito dizer por onde anda. É um estilo, imagino. Já ouvi de secretário (com a garantia absoluta de sigilo, claro, que ninguém é bobo) se queixando desse jeito schirmiano de administrar. Prefiro, claudemirianemente falando, repetir o conceito: estilo. Só isso.

De forma que nem chego mais a me surpreender quando descubro que o prefeito está ausente da cidade. Certamente está em busca de alguma coisa para Santa Maria. Já descobri viagem de Cezar Schirmer, por exemplo, através do sítio do Governo do Estado (uma viagem feita lá nos primórdios da gestão, em que apresentou proposta para a governadora Yeda Crusius, com direito a mapas feitos pelo Escritório da Cidade).

Agora, ontem, pela primeira vez (e, repito, de repente alguém noticiou e estou aqui a cometer uma injustiça) a notícia veio da Câmara de Vereadores. Mais exatamente da assessoria do vereador tucano Admar Pozzobom, que estava com Cezar Schirmer em Brasília, entre quarta-feira e ontem, com o também parlamentar Paulo Denardin, do PP.

Reproduzo, aqui, o “release” do edil do PSDB, que recebi e PUBLIQUEI parcialmente ainda na tarde desta quinta:

“O Prefeito Municipal, Cezar Schirmer, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Admar Pozzobom (PSDB) e o vereador Paulo Airton Denardin estão em Brasília, buscando soluções de demandas para Santa Maria.

Na última quarta-feira (16), os vereadores Admar Pozzobom (PSDB) e Paulo Denardin (PP) acompanharam o Prefeito Municipal, Cezar Schirmer, em reunião com o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, na capital federal. Nessa oportunidade, tentaram viabilizar a vinda de recursos e projetos para Santa Maria.

A agenda dos vereadores em Brasília continua nesta quinta-feira com uma reunião com o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e encontros com os deputados federais do PP e do PSDB do Rio Grande do Sul.

Já na sexta-feira (18), os parlamentares terão agenda na Capital Gaúcha.

Os vereadores possuem compromisso agendado junto à Secretaria de Obras Públicas do Estado, para tratar do assunto relativo à situação do telhado da Escola Estadual Coronel Pilar, escola na qual, as aulas foram suspensas devido às condições de infra-estrutura.”

PERGUNTA CLAUDEMIRIANA: para terminar e não que seja importante, mas só mera curiosidade sem sentido. Onde está o prefeito hoje? Se eu fosse ainda mais chato, ainda perguntaria o que fez o prefeito em Brasília. Bem, aí talvez já seria incomodar demais. Afinal, tenho (e a comunidade também) que me acostumar com o estilo de Cezar Schirmer. Estou me esforçando. Eu e todo mundo, aliás.

EM TEMPO: a foto que ilustra esta nota também foi enviada pelo vereador Pozzobom



7 comentários

  1. Luiz

    Bom, quem trabalha com gestão de empresas (acredito que na gestão pública deva ser, pelo menos, parecido) sabe que a comunicação entre o gestor, os colaboradores e os clientes é fundamental p/ se obter sucesso na administração.
    Segundo estudos, alguns fatores que dificultam a comunicação são:
    Em relação ao emissor,
    Expressão da mensagem com timidez, medo.
    Falta de carisma.
    Escolha inadequada do receptor.
    Escolha inadequada do momento ou do local.
    Escolha inadequada do canal.
    Excesso de intermediários.

  2. Carlos Maia

    O Prefeito viaja, viaja, e nada de concreto tráz para Santa Maria, foi para a China e de lá nada trouxe, só intenção segundo ele mesmo disse. Foi a Curitiba para debater sobre a situação da Santa Fé Vagões com representantes da ALL, o que tivemos por aqui, foi a demissão de quase 200 funcionários. O Prefeito Schirmer viaja, viaja, sem comunicar e nada nos tráz, já está mais do que na hora de parar de “viajar na maionese” e governar essa cidade como prometido em campanha eleitoral no ano passado!!!!

  3. jorge vanderley pedroso da silva

    VIU VEREADOR POZZOBON FOI A BRASÍLIA BUSCA RECURSOS PARA SANTA MARIA E DEPOIS NA CÂMARA DE VEREADORES MALHA O GOVERNO LULA. SUGESTÃO: QUANDO FOR A BRASÍLIA LEVA AS ATAS DA CÂMARA DE VEREADORES.

  4. Jean Carlo

    Acho que ninguém entendeu as viagens do Schirmer. Eu aproveito prá explicar: ele não avisa que vai viajar porque tem receio que atrapalhem as negociações que ele vai fazer. Viu como é fácil entender o homem. Outro ponto importante é que ele sem aquele afilhado (todo mundo sabe quem) não tem motivo prá grandes divulgações. Mas ainda acredito que até 2020, e tem até agenda sendo preparada, algum retorno positivo destas viagens apareça.

  5. Cledismar Alves

    Olha só que simpatia o vereador Admar Pozzobom na foto ao lado do Ministro Fortes, será mesmo que foi a capital federal para buscar emendas para a cidade ou foi somente a passeio,pois, é o que parece na foto com a boca nas orelhas. É dificil entender esses vereadores aqui na Camara detonam o Governo Lula, mas sabem ir a Brasilia para pedir bença,arebaba Admar!!!!

  6. Márcio Dutra

    Não faço parte daqueles que criticam as viagens de chefes do executivo, em qualquer instância. Discutir simplismente a quantidade de viagens ou contababilizar o número dias em viagens, como fizeram com o presidente esses dias é lançar uma cortina de fumaça. O que devemos discuir são os motivos e os resultados dessas viagens. Já quanto aos vereadores tenho minhas dúvidas. Com todo o respeito as vereadores Pozzobom e Denardim, bem como os demais, não vejo peso político soficiente para “enfrentar” um ministro de estado na representação do município além do que, as principais funções dos vereadores é a ação legislativa e a ação fiscalizadora do governo municipal. Acredito estar havendo uma degeneração das reais funções dos vereadores. Tudo isso é claro, se não levarmos em consideração as vaidades pessoais, representadas pelas tradicionais fotos, e os acordos polítiqueiros, mas isso já são “outros quinhentos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *