Esporte

A OLIMPÍADA É NOSSA. E, coincidência, cresce a produção industrial há oito meses

Lula fez a festa em Copenhague. Mas poderia fazer aqui também, por outras razões
Lula fez a festa em Copenhague. Mas poderia fazer aqui também, por outras razões

Enfim, a Olimpíada de 2016 será no Rio de Janeiro. Foi, nos detalhes de Priscila Mazenotti, da Agência Brasil, a notícia desta sexta-feira, notícia não superada por qualquer outra. Escrevo mais: se as revistas semanais de informação estavam preparadas (e até aquela que é ex talvez faça isso), talvez seja até a “capa” deste final de semana.

Foi um vareio. Depois de eliminadas Chicago e Tóquio (também concorrentes), foi a vez da “final” com Madrid. E dois terços dos votos dos integrantes do Comitê Olímpico Internacional – reunidos em Copenhague, na Dinamarca – foram dados à capital carioca. Agora, é preparar o evento – que vem logo após a Copa do Mundo.

Sobram, creio, análises nos jornais e sítios de internet. Então, chamo a atenção para outra notícia, conjunturalmente tão o mais importante, e que também foi divulgada nesta sexta-feira. Trata-se do oitavo mês consecutivo de crescimento da produção industrial brasileira. Ufa. Até os números já estão mostrando que o pior (se é que houve um) da crise ianque já passou. Pelo menos em território tupiniquim.

Especificamente sobre esse assunto, ainda que com menor destaque na mídia, acompanhe o material distribuído pela Agência Brasil. O texto é assinado pelo repórter Riomar Trindade. A foto é de Ricardo Stuckert, da SCS/Pr. A seguir:

Produção industrial cresce pelo oitavo mês consecutivo, revela IBGE

A produção da indústria brasileira cresceu pelo oitavo mês consecutivo, ao registrar expansão de 1,2% em agosto em relação à de julho, segundo dados divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o resultado de agosto do ano passado, entretanto, houve queda de 7,2%. No acumulado de janeiro a agosto, a retração é de 12,1% em relação ao verificado no mesmo período de 2008. Nos últimos 12 meses fechados em agosto, a queda é de 8,9%.

Técnicos do IBGE destacam que a expansão de agosto foi sustentada por 15 das 27 atividades analisadas. Os principais destaques foram: produção e refino de álcool (3,5%), produção de veículos (3,2%), de material eletrônico e equipamentos de comunicações (9,1%) e metalurgia básica (2,7%). Equipamentos de transporte (-4,2%), indústria farmacêutica (-2,4%) e perfumaria (-3,6%) estão entre as principais quedas no mês.

Segundo a pesquisa do IBGE, na avaliação por categorias de uso, “há um claro destaque para bens de consumo duráveis”, que de julho para agosto cresceu 3,1%, seguidos por bens intermediários (0,7%)”. Desde janeiro deste ano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

30 Comentários

  1. Quem é “golpista” em Honduras Garibaldi”? O Zelaya, que quis burlar cláusulas pétreas, baseada em um referendo fajuto (com aviões e urnas enviados pelo Chávez)? Ou o Micheletti, que como presidente do parlamento hondurenho (e como o vice já tinha renunciado) apenas referendou uma decisão da Suprema Corte de Honduras? Sinceramente,…vc tem CONHECIMENTO do que você está dizendo? Antes de dizer bobagens, procure CONHECER a História e a Constituição do País em questão ok!

  2. @Ricardo Bieri
    A decadência uruguaia combina com as tuas ideias. Só tem um probleminha: o Tabaré é de esquerda e o próximo pode ser um ex-tupamaro e eles são a esperança de virar o jogo, inspirados no Brasil. Vai pra Honduras, Ricardo, um regime golpista deve te fazer um beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem.

  3. Não precisa João,…o que eu quero que vcs vejam pra mim é o seguinte: “Há algum tempo que já queria me naturalizar uruguaio,…portanto, vejam pra mim qual a documentação que precisaria (e se necessito ter algum ascendente uruguaio) para conseguir a nacionalidade da República Oriental del Uruguay ok,…porque sinceramente,…morar atualmente nesta “republiqueta de bananas” com um “pseudo-presidente” “pseudo-sindicalista-operário”,…não dá mais!

  4. Amigos, vamos fazer uma rifa para angariar fundos para o Ricardo ir morar no exterior! Mas a passagem é só de ida… Topam?

  5. @Ricardo Bieri
    Ricardo Bieri, temo que vc tenha o mesmo complexo de grandeza do nosso prefeito, que pensa tããããããããããaãão grande que uma cidade é pequena de mais pra tanta soberba, digo, inteligência. Não desvia o assunto, por favor. Pede ajuda pro “to be ass” se já apanhaste demais nesse debate.

  6. É por isso que ao mesmo tempo que eu repudio países e regimes totalitários e que não respeitam o meio ambiente (como o Irã dos “Aiatolâs” e a Venezuela do Chavez, que insistem em utilizar o petróleo como fonte de energia), ADMIRO países que estão buscando novas fontes alternativas de energia, como a Espanha, a Holanda e alguns estados dos Estados Unidos (Califórnia, Arizona, Flórida); que já estão utilizando dispositivos movidos a energia EÓLICA e/ou SOLAR. Fiquei sabendo que em algumas cidades espanholas de porte médio (+ ou – 100 mil habitantes) a fonte de energia elétrica é gerada totalmente através de ENERGIA EÓLICA. Isto é MARAVILHOSO!

  7. De começarmos a mudar a nossa mentalidade e implantarmos nas Escolas, Colégios, Faculdades, Empresas e repartições públicas de todos os níveis e de todas as esferas; uma EDUCAÇÃO AMBIENTAL e SOCIAL realmente efetiva e constante (mas é pra FAZER MESMO, se não não adianta só falar),…sob pena de pagarmos um preço muito alto, em um futuro que já demonstra que a natureza já não suporta mais a ganância e cobiça do homem (exemplo do temporal de granizo em Itaara no dia 7 de setembro e do tufão em SC na útima semana). Eu sou parceiro e vou me mobilizar por esta causa (a do MEIO AMBIENTE),…e vocês?

  8. Talvez assim, consiga botar em suas “cabeças-ocas” que a era do petróleo já terminou, que agora temos que pensar (sob pena de pagarmos um ALTO PREÇO ECOLÓGICO no futuro próximo) em novas FONTES alternativas de ENERGIA, tais como a EÓLICA, SOLAR, RECICLÁVEL, BIOMASSA; e pararmos definitivamente de desmatarmos a FLORESTA AMAZÔNICA, MATA ATLÂNTICA, deixarmos de uma vez por todas de poluir nossos rios, arroios, lagos e mares.

  9. Vicente, não esqueci a nossa aposta e pagarei com o maior prazer,…mesmo que a Petrobras jamais extraia uma gota sequer de petróleo da camada do tal de “pré-sal”. E pagarei o almoço pra ti e pro Claudemir talvez até bem antes do prazo acordado ok.

  10. @Luiz
    O Bieri toma vinho armani usando terno frexenet… e deve estar com medo daquela teoria de que o mundo acaba em 2012. Meu medo é que SM não sobreviva até 2012, isso sim.

  11. O Ricardo, para mim essa profecia tua é porque não quer pagar a aposta que fizemos para daqui 10 anos.
    Lembra que disse se a Petrobras conseguir explorar o pré-sal pagará um almoço para mim e o Claudemir?
    Abre teu coração, o Brasil vive um dos melhores momentos de todos os 509 anos, não precisas gostar do Lula, mas respeita as realizações do governo. Isso é democracia.

  12. Creio que NÃO,…pois ele está bastante ocupado em Copenhaghen, tomando seu vinho armani junto a sua comitiva de 200 convidados, fazendo seu proselitismo para trazer uma Olimpiada que vai nos sair muito CARO,…podem escrever. “BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS E DE MUITOS IMPOSTOS”

  13. Lamento cortar o barato de vocês, mas eu acho que o Mundo simplesmente não existirá mais em 2016, graças as alterações climáticas frequentes que o nosso Planeta esta vivendo (terremoto e tsunami na Indonésia e Filipinas),…aliás será que o nosso “querido” presidente está sabendo dos milhares de desabrigados, vítimas de mais um TUFÃO (está se tornando bastante comum nesta época do ano) na região leste de Santa Catarina?

  14. João Adalberto, é verdade… postei um comentário naquela notícia. Parece que esse sr., ainda não explicou aos cidadãos santa-marienses pq fica escrevendo comentários em sites no horário que deveria estar trabalhando na Prefeitura.
    Aliás, como escreveram aqui esses dias: Alguém teria uma bengala, um óculos e um labrador para emprestar?

  15. Em um país que literalmente perdeu os seus VALORES e a sua IDENTIDADE, não compactuo e não me solidarizo com a alegria de vocês,…afinal de contas, como diz aquela bela canção gaúcha do João de Almeida Neto: “…pode ser o país do carnaval, mas com certeza não é o meu país”. “BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS”

  16. Parabéns Rio de Janeiro, a cidade “maravilhosa” realmente merece,…afinal de contas nós já superamos e vencemos o analfabetismo, os gravíssimos problemas de saúde pública, a criminalidade gritante (no Rio não existe tráfico de drogas, briga de quadrilhas e conflitos entre as milícias nos vários morros cariocas;…isso é coisa da “direita-elitista-rancorosa”), a corrupção desenfreada, o desemprego crescente, a total inversão de valores.

  17. Somente alguém um rancor, uma amargura ou raiva represada muito grande pode ser contra ao que está acontecendo com o País neste dias. Não falo somente dos eventos esportivos, a copa do mundo em 2014 e Olípíadas 2016 mas incluo aí as avaliações internacionais sobre a economia brasileira e a crescente participação do Brasil nas questões internacionais. Os números não deixam dúvidas. Estamos melhores hoje. E quando falo estamos, não excluo ninguém, nenhuma classe social. Mas você não quer mais, não espera mais dos governantes me perguntam. A resposta é sempre sim! Espero sempre mais mas não só dos governantes, dos cidadãos também. Mas isso não impede de reconhecer que vivemos uns dos melhores períodos históricos tanto em questões internas quanto externas. Entendo as disputas políticas e acho até que são fundamentais, mas por favor, um pouco menos de discursos negativos faz bem, até para a saúde!

  18. e pensar que ele é considerado analfabeto, e dá nó em gringo, PARABÉNS POVO BRASILEIRO PARABÉNS LULA, esperamos que este crescimento e credibilidade do nosso país não seja interrompido por quem sempre explorou vamos a frente com DILMA

  19. Gostaria de deixar aqui, apesar dos pessimistas e retrogrados de plantao, o meu agradecimento ao maior e mais popular homem publico do planeta, ao homem que, que segundo a CNN, deixou para traz o sr. barack obama, segundo o jornal ingles the guardian, fez um discurso bem mais consistente do que obama na apresentaçao das candidaturas, que segundo o clarin “soube mover as peças e triunfou”. 6 milhoes de empregos entre copa e olimpiada, 52 bilhoes estimados vao entrar so com as olimpiadas, milhoes de jovens sendo incentivados num rumo saudavel que e o esporte e nao nas drogas, milhoes de arvores vao ser plantadas, despoluiçao da baia de guanabara e lagoa r.de freitas,ah a FIFA E O COI, vao fiscalizar as obras portanto os superfaturadores que se cuidem, etc etc etc……poderia enumerar N fatores….mas vou deixar mais um so…LULA-LA EM 2014…(alguem tem duvidas que ele fara no MINIMO 70% no primeiro turno???)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo