Com 58 votos (nove contrários e três abstenções), o Senado aprovou no inicio da noite desta quarta-feira o nome do ex-Advogado Geral da União, José Antônio Dias Toffoli, para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Não obstante uma bastante tensa sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, sendo inclusive criticado fortemente por alguns parlamentares, ali mesmo Toffoli foi folgadamente chancelado: só três votos contrários, ante 20 favoráveis.
No plenário, obviamente, também conquistou votos oposicionistas. O líder do PSDB, inclusive, Arthur Virgílio Neto, disse que os tucanos deram13 votos para a indicação. Resumo da ópera: nunca acredite nos discursos. Ou, por outra, relativize o que uns e outros dizem nos microfones ou mesmo nas páginas dos jornais. E também não dê muita bola para campanhas explícitas feitas pela ex-revista Veja e outros veículos da mídia grandona.
O fato é que a indicação feita por Luiz Inácio Lula da Silva foi acatada com muita folga. De maneira que José Toffoli passa a ser um dos ministros do Supremo mais jovem da história, com 41 anos. Confira mais detalhes do que aconteceu nesta quarta, e também um pequeno currículo do novo ministro, no material distribuído pela Agência Senado. O texto é de Valéria Castanho, com foto de José Cruz. A seguir:
“Senado aprova indicação de Toffoli para o Supremo
Com 58 votos favoráveis, nove contrários e três abstenções, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira (30) a indicação de José Antônio Dias Toffoli ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A confirmação ocorreu após mais de 8 horas de sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A indicação de Toffoli – feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva – visa ocupar a vaga aberta no Supremo com a morte do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, ocorrida no início deste mês.
– Podem ter certeza que terei um comportamento absolutamente isento e imparcial, porque meus compromissos serão com a Constituição Federal e com a minha consciência – afirmou Toffoli, atualmente à frente da Advocacia Geral da União (AGU).
Entre os senadores que parabenizaram Toffoli em Plenário estavam Aloizio Mercadante (PT-SP), Delcídio Amaral (PT-MS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Renato Casagrande (PSB-ES)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Senado.
Caro Claudemir! Algumas coisas neste país se prestam apenas como meras formalidades, pois todo o mundo já sabe, antecipadamente, o resultado. Assim são todas as CPI’s que antes mesmo de eles serem iniciadas todos nós, já sabemos o resultado. Outra é a sabatina que o senado faz com os candidatos a ministros dos STF quando estes são indicados pelos presidentes da república. A mídia noticia, os nobres senadores se reúnem no dia e hora marcada, perguntam, perguntam, perguntam e (?)… ele é aprovado. Alguém sabe de algum indicado por FHC e Lula que não tenha sido aprovado? Se existir algum, por favor corrijam este desinformado.
Um abraço, Claudemir!