Mídia

NO EXTERIOR. Agora é a mídia argentina que realça política internacional de Lula

Lula e Jacob Zuma, Presidente da África do Sul, sexta, 9 de outubro. Deve significar algo, imagina-se
Lula e Jacob Zuma, Presidente da África do Sul, sexta, 9 de outubro. Deve significar algo, imagina-se

Já começa a ficar feio para a mídia grandona brasileira. Que ela sempre esqueceu de fatos que a desagradem, tudo bem. Afinal de contas, ficava tudo em casa. O problema é quando ela passa a fazer papel ridículo. O planeta reconhece a política internacional brasileira como competente – para dizer o mínimo. Em tempos de internet, brasileiros também – pelo menos os (em número cada vez maior) que têm acesso a outro tipo de informação e análise que não o oferecido pelos nossos midiatas tradicionais.

Pois, agora, veja só, quem trata de enaltecer a presença planetária do Brasil de Lula são os argentinos. Sim, eles. E exatamente no instante em que o Presidente retorna de mais um périplo pelo exterior, com a última parada na África do Sul. Ah, para saber mais, acompanhe reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo, com material produzido pela BBC Brasil. A foto é de Ricardo Stuckert, da SCS/Pr. A seguir:

Lula projeta Brasil a ‘líder regional e ator global de 1ª ordem’, diz jornal argentino

 – O jornal argentino “La Nación” afirma em seu principal editorial desta segunda-feira que, enquanto a Argentina perde espaço e importância no cenário internacional, o Brasil se consolida como “líder regional e ator global de primeira ordem”.

O texto, intitulado “Brasil, nas grandes ligas”, atribui o resultado ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que por sua vez seguiu a “via das políticas de Estado (…) traçadas nos oito anos anteriores pelo presidente Fernando Henrique Cardoso“.

Os editorialistas fazem sua análise a partir do que chamam de “dois troféus” aquinhoados por Lula em sua recente viagem à capital dinamarquesa, Copenhague: a eleição do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 e o apoio da União Europeia ao modelo brasileiro de combate ao desmatamento, que será apresentado na mais importante reunião sobre o clima do ano, que ocorre em dezembro, também em Copenhague…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo