AssembleiaEconomiaEstado

ASSEMBLÉIA. Deputados gaúchos entram na briga pela volta do trem, via Ferrosul

Comissão foi formada nesta quinta-feira. E vai ficar de olho na Ferrosul
Comissão foi formada nesta quinta-feira. E vai ficar de olho na Ferrosul

A Ferroeste já existe, numa iniciativa do governo paranaense. Agora, a idéia é ampliar a ferrovia, numa verdadeira retomada desse processo que tem muito de histórico, para todos nós, gaúchos. A idéia é criar a Ferrosul – com a expansão da linha que vem lá de cima. Não tem como ficar contra, muito pelo contrário. Ainda mais para este sempre orgulhoso (aí não tem nada de humildade, com todo o respeito) sobrinho, filho e neto de ferroviários da antiiiiga Viação Férrea.

Pois, agora, a Assembléia gaúcha entrou no jogo. Foi criada nesta quarta-feira, uma comissão de representação externa que vai tratar do assunto, no âmbito do parlamento. Mais detalhes você fica sabendo no material distribuído pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Walmaro Paz, com foto de Marco Couto. A seguir:

Instalada Comissão de Representação Externa para discutir a Ferrosul

Foi instalada no final da manhã desta quarta-feira (4), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, a Comissão de Representação Externa para  debater a implantação do ramal da Ferroeste no RS –  Ferrosul. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT), que ressaltou “a  importância da extensão deste ramal até o Porto de Rio Grande para suprir a deficiência de circulação de mercadorias entre os quatro estados do Codesul”.

Integram a comissão os deputados Jerônimo Goergen (PP), Fabiano Pereira (PT), Gilberto Capoani (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Adroaldo Loureiro (PDT) e Raul Carrion (PCdoB). Além dos deputados integrantes da comissão participaram da solenidade prefeitos e vereadores da Região Norte do Rio Grande do Sul, diretamente atingida pela nova ferrovia, e o presidente da Ferroeste, engenheiro Samuel Gomes.

O coordenador da  comissão, deputado Jerônimo Goergen, falou sobre a unanimidade em torno da retomada do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul, que tem gerado mobilização de prefeitos  e deputados de todos os partidos. Ele lembrou que o protocolo de adesão deverá ser assinado pela governadora Yeda Crusius (PSDB) no próximo dia 18 de dezembro…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Apesar de não ser filho, nem neto, nem sobrinho, nem bisneto (risos) de Ferroviários,…sou um verdadeiro ENTUSIASTA neste assunto, me INTERESSO muito pelas Ferrovias e gostaria muito de que alguma forma, elas voltassem!

  2. E depois dizem que o deputado fabiano não faz nada por SM, Faz sim!
    Quem foi no seminário que ele promoveu no morotin viu que esta idéia é extremamente importante para o estado, tanto como logística tanto como turismo.
    Idéias assim traz a tona a importância de juntar forças e trabalhar e não usar de atos da governadora para dar sorrisos e prometer um monte de loucuras que sabem que nunca irão fazer.
    Um deputado tem que trabalhar, mostrar e criar novos meios para transformar o nosso estado, agir de modo que nós os eleitores se orgulhem do voto e façam dele uma ferramenta para a mudança.
    Parabéns ao deputado Fabiano e a comissão, espero agora que a nossa governadora faça o trabalho dela e ajude a concretizar esta idéia porque o Requião já fez!

  3. como em ano pré eleitoral as coisas acontecem, mas antes tarde do que nunca, olha que para uma cidade como Santa Maria o berço ferroviário será maravilhoso ver a estação lotada como nos velhos tempos, imaginem os ferroviários poderem ver novamente esta cena, ALÔ governo municipal vamos nos mexer para que isto se realize, criando um grupo de trabalho,(como eles gostam de dizer)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo