CongressoJornalismoSupremo

JORNALISMO. Só o PSDB, unido ao patronato, foi contra PEC que repõe obrigatoriedade do diploma

Reunião na CCJ da Câmara. Voto pró-diploma de todos os partidos, menos do PSDB
Reunião na CCJ da Câmara. Voto pró-diploma de todos os partidos, menos do PSDB

Como informei ainda na tarde desta quarta-feira (releia AQUI), segue adiante a Proposta de Emenda Constitucional que restabelece a obrigatoriedade do diploma superior em jornalismo para o exercício da profissão. O parecer que admite a PEC, autoria do petista santa-mariense (e jornalista) Paulo Pimenta, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Não houve voto nominal, apenas de liderança. E só o PSDB, que assim se alinhou à Associação Nacional de Jornais, entidade do patronato, se colocou contrário à admissibilidade. Agora, será nomeada uma Comissão Especial, para analisar o conteúdo e votá-lo no plenário da Câmara. A grande novidade, porém, é que Pimenta e Antonio Carlos Valadares, autor de proposta semelhante no Senado, estão chegando a um acordo para unificar os textos, de maneira a garantir uma tramitação mais rápida.

Os detalhes, tanto da votação, quanto da proposição que une Pimenta e Valadares, você encontra no material distribuído pela assessoria do parlamentar santa-mariense. A foto é de Elton Bonfim, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

PEC dos Jornalistas é aprovada na Comissão de Constituição e Justiça

A PEC dos Jornalistas, proposta do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalismo, foi aprovada na manhã desta quarta-feira (11) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Não foi necessária votação nominal, tendo sido feita por orientação das bancadas dos partidos, em que apenas o PSDB se posicionou contrário à admissibilidade da proposição.

A partir de agora, a PEC dos Jornalistas será remetida à análise de uma Comissão Especial, antes de ir à votação no plenário da Câmara. Ainda na tarde de hoje, o deputado Paulo Pimenta, a líder da Frente Parlamentar em defesa do diploma, Rebeca Garcia (PP-AM), e representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) pretendem se reunir com o Presidente Michel Temer com a finalidade de solicitar agilidade na formação da Comissão Especial.

Para o deputado Paulo Pimenta, as tentativas de impedir a votação da PEC na Comissão de Constituição e Justiça e ações como a da Associação Nacional de Jornais (ANJ), que buscavam desqualificar as iniciativas do Congresso Nacional em favor do diploma, fracassaram devido à reação massiva da sociedade brasileira. ”O resultado favorável na CCJ é fruto dessa mobilização, que ocorreu pela internet, onde foi possível ampliar democraticamente o debate, já que os meios de comunicação tradicionais se omitiram diante da decisão do Supremo Tribunal Federal”, comemorou Pimenta a aprovação da PEC.

Autores das Propostas que restabelecem o diploma de jornalismo, Pimenta e Senador Valadares pretendem unificar texto das PECs

Após a sessão da CCJ de hoje (quarta-feira), Pimenta esteve reunido com o senador Antônio Carlos Valadares, também autor de uma Proposta de Emenda à Constituição no Senado Federal que estabelece a exigência constitucional do diploma de jornalismo. Pimenta e Valadares informaram que pretendem unificar as redações das PECs, o que possibilitaria uma tramitação mais ágil, já que aprovadas separadamente em cada Casa Legislativa, a Proposta da Câmara não necessitaria de aprovação no Senado e vice-versa.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Presidente da Fenaj e membro do Comitê Executivo da FIJ – Federação Internacional de Jornalistas., Celso Schröder, da Globo!

    Beth Costa , secretária executiva da FIJ, ex-presidente e diretora da Fenaj, trabalhou por longo tempo na Central Globo de Jornalismo!

    Ambos ligados aos sindicatos dos jornalistas!

    Gilberto Leifert, diretor de relações com o mercado, da Rede Globo, e presidente do Conar!

    José Sarney, além do que é e do que foi, é dono de afiliadas da Rede Globo, no Maranhão!

    Será que essa “Cosa Nostra” vai conseguir colocar o STF de quatro e usar a Constituição como papel higiênico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo