Câmara de VereadoresCongressoSupremo

O SONHO ACABOU. Santa Maria só terá 21 vereadores em 2013. Decisão é do Supremo

Cármen Lúcia e Eros Grau. Ela a autora da liminar agora confirmada. Ele, o único voto contrário
Cármen Lúcia e Eros Grau. Ela a autora da liminar agora confirmada. Ele, o único voto contrário

Como publiquei no início da noite de ontem (para reler, clique AQUI), o Supremo Tribunal Federal decidiu, por oito votos contra um (do santa-mariense Eros Grau), tornar definitiva a liminar já concedida antes pela ministra Cármen Lúcia, a pedido da Procuradoria Geral da República. Com isso, a Emenda Constitucional promulgada há três meses pelo Congresso Nacional, passa a valer efetivamente apenas a partir da próxima Legislatura.

Queriam os deputados e senadores que o aumento do número de vagas nas Câmaras de Vereadores se desse imediatamente. Esse item específico foi invalidado pelo STF. No caso de Santa Maria, o acréscimo de sete vagas (das atuais 14 para 21) foi mantido. Mas apenas a partir de 1° de janeiro de 2013. Isto é, os sete suplentes de outubro passado terão que enfrentar as urnas em 2012, obter o mandato popular e, então, assumir. Agora, decidiu o Supremo, não dá.

Para ter mais detalhes da decisão de ontem do Supremo Tribunal Federal, sugiro a leitura da reportagem assinada por Gabriela Guerreiro, na versão online da Folha de São Paulo. A foto (de arquivo) é de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil. Acompanhe:

STF suspende posse de suplentes de vereadores e novas vagas ficam para 2012

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira suspender a posse de suplentes de vereadores beneficiados pela emenda, aprovada no Congresso, que elevou o número de vagas nas Câmaras Municipais.

Com a decisão, aprovada por 8 votos a 1, os suplentes escolhidos nas eleições de 2008 não poderão tomar posse para ampliar o número de cadeiras nas câmaras, como definido pelo Legislativo –assim como ficam suspensas as posses já realizadas para ampliar o número de cadeiras nas câmaras estaduais e municipais.

Pela decisão, o aumento no número das vagas de vereadores vai vigorar somente a partir das eleições de 2012 –sem efeitos para a disputa passada de 2008. O STF entendeu que os suplentes não foram efetivamente eleitos, por isso não podem assumir vagas abertas com uma decisão do Congresso. Relatora do processo, a ministra Cármen Lúcia havia concedido liminar contra a posse dos suplentes, que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. tchê . é um absurdo ontem vi na tv camara uma seção não me lembro a data mas dos quatorze tinha ums 8 na seção no começo no final tinha 5 e ainda querem aumentar as vagas . eu pergunto quem paga a conta ? quem . . .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo