Arquivo

Setor primário.AL realiza audiência pública para debater crise. “Carta” é entregue a ministro

O parlamento gaúcho praticamente se mudou nesta quinta-feira para Não-Me-Toque – onde acontece a 10ª edição da Expodireto, a maior feira do agronegócio no sul do País. Foi lá, em meio a produtores e autoridades, que a Assembléia Legislativa realizou audiência pública para debater a crise ianque e as suas conseqüências para o campo.

 

Como resultado, surgiu a “Carta do Setor Primário Gaúcho”, com uma série de sugestões resultantes da audiência pública. O documento foi entregue, ainda nesta quinta, pelo presidente da Assembléia, deputado Ivar Pavan, ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que também foi à Expodireto. Mais detalhes, no material distribuído pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Stela Pastore e Gilmar Eitelwein, com foto de Eduardo Quadros. A seguir:

 

“Pavan entrega propostas de combate à crise ao ministro da Agricultura

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), entregou ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na tarde desta quinta-feira (19), documento contendo um conjunto de propostas emergenciais para amenizar os impactos da crise mundial no Rio Grande do Sul. A “Carta do Setor Primário Gaúcho” é resultado da audiência pública realizada por quatro comissões permanentes da Casa e o Fórum Democrático, pela manhã, na 10ª Expodireto, em Não-Me-Toque. O documento também será entregue à governadora Yeda Crusius e à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que participará de audiência no Plenário do Parlamento, dia 27.

 

O ministro está em Não-Me-Toque participando de debates sobre Agricultura e Política Ambiental, no auditório central da feira. A exigência de 20% da área produzida para reserva legal, uma das principais preocupações apresentadas pelos produtores rurais no evento, consta no documento entregue pela Assembleia gaúcha. A força da agricultura no Brasil está demonstrada pelos números apresentados pelo ministro. Segundo ele, o setor agrícola emprega um terço da mão-de-obra e é responsável por 100% do superávit da Balança Comercial. O País é também o segundo maior produtor e exportador de grãos do mundo e sua área agrícola corresponde a apenas 5% do território nacional.

 

Entre as propostas que constam do documento entregue por Pavan estão a revisão do seguro agrícola, da carga tributária, da nova lei ambiental e dos critérios para a concessão de incentivos fiscais, como o Fundopem-RS. Constam ainda o combate à guerra fiscal, o fortalecimento dos silos e armazéns do Estado, a renovação da Emater, além de medidas relativas ao leite, às PCHs, ao crédito presumido, aos combustíveis e à energia…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo