ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Um prognóstico: a CIP será aprovada pelos vereadores. Mas o custo será alto”

O líder Cláudio Rosa se obriga a falar. Mas os quietos também pagarão

Chega, de fato, a comover a tentativa do líder do governo na Câmara, o peemedebista Cláudio Rosa de fazer crer à população (e sobretudo aos seus – e aos do prefeito – eleitores) que o projeto atual de Contribuição para a Iluminação Pública é diferente e “melhor” do que o apresentado pelo ex-prefeito Valdeci Oliveira.

Aliás, inclusive pela função, ele é obrigado a falar. Outros preferem calar-se, na busca de evitar o desgaste político. Tentativa vã. É fato, primeiro, que a CIP é necessária. Tanto quanto há quatro anos. Com a diferença que o atraso na aprovação, e na solução do problema da dívida com a concessionária, só fez aumentar a dívida. E essa conta, não há dúvida, é debitada aos vereadores do PMDB que votaram contra então e ao PSDB e ao PP, partidos consorciados no poder.

Pelo discurso feito à época, o custo político beeem maior será também de Cezar Schirmer (o prefeito que disse, não necessariamente nesses termos, que “falta de dinheiro é bom, porque estimula a criatividade”) e dos vereadores Cláudio Rosa, João Carlos Maciel e Tubias Calil (momentaneamente em cargo no Executivo) e também no ex-vereador tucano Jorge Pozzobom (hoje no secretariado). Por quê? Ora, ao contrário do que diz o mito, a população (e a mídia, quando quer) tem memória..

De modo que a CIP será aprovada. Até, pensa a coluna, com certa facilidade numérica. Mas tem um custo. Que será alto. E que já se sabe quem pagará. Simples assim.

EM TEMPO: esta coluna reafirma que, a menos que surjam novas e opostas informações, é favorável à “taxa da luz”. Como sempre foi.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. eu fui favorável e continuo favorável a CIP, desde que o dinheiro arrecadado seja usado verdadeiramente para pagar a dívida e modernizar a iluminação pública em Santa Maria. O meu medo é que esse dinheiro seja usado para outros fins de ordem filantrópica. O pior é que depois de aprovada a CIP, paga a dívida, melhorada a iluminação pública, o governo vai achar que resolveu o problema e vai utilizar isso na próxima eleição. Tomara que não esqueçam do meu nome na campanha, pois esse projeto tem o meu apoio e o meu dinheiro para custeá-lo.

  2. Caro Claudemir! Sou radicalmente contra como fui quando essa taxa foi proposta pelo governo Valdeci. Assim é muito fácil governar. Se em qualquer dificuldade financeira, seja ela do tamanho que for, a solução é meter a mão no bolso do povo, então é uma barbada governar. Quanto a trocar de opinião, isso não é novidade. Não vê o presidente Lula? Antes de ser governo era radicalmente contra o Bolsa Família. Para assistir o que ele pensava a respeito na época, dito por ele mesmo e de viva voz, é so entrar no “youtube”. Pois, hoje, ele mudou completamente de opinião, chegando, inclusive, a chamar de imbecis quem hoje pensa como ele pensava antes. Se hoje quem pensa contra é imbecil, quem pensava contra antes era o que? Portanto mudar de opinião, em política, não é desta década. Já vem de longe. Mas, uma coisa eu vou fazer: marcar na paleta os vereadores que antes eram contra a metida luminosa no bolso do contribuinte e que hoje são a favor.
    Um abraço!
    Jader Hoffmeister
    [email protected]

  3. Como líder Comunitário não posso concordar com mais taxas para os SANTAMARIENSES ,por isso estamos fazendo uma reunião para derrubar a CIP.E filmar e marcar o nome dos vereadores da situação que desejam usurpar o eleitor que são DEZ vereadores.
    A Favor da Comunidade está já confirmado Vereadora Helen Cabral,Ver.Fort,Ver.Jorjão e ver.Mortari esses respeitam o ELEITOR E O POVO DE SANTA MARIA.QUE OS OUTROS 10 REFLITAM ou criem vergonha na cara e não venham nunca mais pedir votos nas vilas ou somente queiram passar mais 4 anos dando um prato de sopa achando que é só isso que o povo precisa ,para conquistar novamente o seu voto.Estamos de olho aqui na vila oliveira .
    Paulo Santos –
    PRES.ASSOC.COMUNITÁRIA DA VILA OLIVEIRA.

  4. Um tema, várias lições:
    1. Os vereadores da legislatura passada que votaram contra a CIP e hoje votarem a favor sem uma justificativa técnica consistente não tem dignidade suficiente para representar a população de Santa Maria no legislativo ou em qualquer função pública.
    2. A afirmação acima vale também para os ex-vereadores que votaram contra a CIP e hoje fazem parte do atual governo e que agem sorrateiramente quanto ao tema CIP.
    3. O governo Schirmer está dando uma lição de velha e carcomida política. Junto com o Busatto prega a modernidade e a INOVAÇÃO, mas faz uso de instrumentos pertencentes ao velho e malandro estilo de governar. Encaminhar projetos para a Câmara de Vereadores ao apagar da luzes do ano para que sejam aprovados a toque de caixa não é moderno Sr. Prefeito. Muito menos INOVADOR.
    4. Primeiro os interesses político-partidários depois os interesses públicos. O Prefeito Schirmer é um político experiente que já ocupou o cargo de Secretário da Fazenda no governo Britto, portanto, intimo das finanças públicas. É obvio que sabia desde sempre que a CIP deveria ser implantada em Santa Maria para resolver o problema da iluminação pública. Encaminhou o projeto somente nos últimos dias do ano com o objetivo claro de diminuir a discussão sobre o tema, aprovar seu projeto a toque de caixa e tentar diminuir as perdas políticas. O interesse público às favas!
    5. O projeto da CIP apresentado à Câmara de Vereadores, segundo divulgado pela imprensa, apresenta vários pontos que devem fazer parte de um “teatro” a ser encenado pela base aliada do governo. O velho jogo do “colocar o bode na sala”. Percentuais serão diminuídos ou até mesmo eliminados para que os vereadores da situação saiam como os defensores da população. Joga ensaiada. Como exemplo: É necessário 100. A prefeitura pede 200. Os vereadores reduzem para 150 “pelo bem da população”. Resultado: Projeto aprovado e 50 mais em caixa!
    6. A composição da Câmara deve ser respeitada. Todos os vereadores foram eleitos pelo povo, mas o regimento interno da câmara de vereadores deve conter instrumentos que garantam o amplo debate e os direitos da minoria antes das votações finais. A oposição deve fazer uso de todos os artifícios regimentais para garantir que a opinião popular seja ouvida e respeitada. Não podemos conviver mais com estes artifícios rasteiros de projetos serem apresentados no fim do ano legislativo buscando uma aprovação a toque de caixa. Senhores vereadores de oposição, cumpram com suas funções!

  5. Primeiramente uma sugestão aos jornalistas que possuem arquivos altamente qualificados. Contribuam com a opinião pública no sentido de comparar os dois projetos encaminhados para a Câmara de Vereadores. O projeto encaminhado pelo governo Valdeci em 2006 e o encaminhado pelo governo Schirmer.
    Faço este pedido devido às declarações do incompetente e irresponsável vereador, Sr. Claudio Rosa, que anda declarando que o projeto atual é melhor para a população que o encaminhado pela administração passada.
    Outro ponto é que gostaria de manifestar a minha indignação com uma declaração feita pelo Prefeito Cezar Schirmer em uma rádio local no sábado passado, pela manhã. Afirmou o Prefeito que depois muita pesquisa nas demais cidades do porte Santa Maria que cobram a CIP e da insistente manifestação do Tribunal de Constas, não entendia ele, o Sr. Prefeito, quais os motivos pelo qual a CIP ainda não estava sendo cobrada na cidade. Bem, o que dizer depois de ouvir algo deste naipe? Adjetivo vem à cabeça, tomam o caminho da língua para então os engolir.
    O que é isso Sr. Prefeito? O Sr. não sabe por que a CIP ainda não está sendo cobrada em Santa Maria?
    Modestamente sugiro ao Sr. que convoque uma reunião com a ala pré-candidata do seu secretariado acrescida de alguns vereadores de sua base de apoio na Câmara de Vereadores. Eles irão iluminar o seu “saber” sobre este tema!!!

  6. mais uma vez volto a dizer que estes vereadores foram irreponsáveis e mentirosos ao fazer oposição “BURRA´´mais uma vez o povo é que além de pagar a conta agora tem de pagar mais de 20 milhões porque estas pessoas mentiram para a população e este projeto quero dizer é pior que o do ex-prefeito valdeci pois está onerando mais a população carente da cidade sem falar no setor produtivo.
    o preço a ser pago por estas pessoas espero que seja uma DERROTA maiúscula para nunca mais mentir para o povo.
    também sou favorável a CIP mas de outra forma
    uma perguntinha quando será a audiência pública na câmara será que não vai ter nenhum vereador de atestado médico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo