Artigos

Curiosidades sobre o dia 25 de dezembro – por Ricardo Jobim

Coisas que poucos sabem. Historicamente, Jesus nasceu entre 4 a.c. e 7 a.c. E vários perguntam – não deveria ter sido no dia 1 de janeiro do ano 0? Apesar da questão apresentar extrema lógica, isso acabaria por confundir a divisão astronômica dos meses e anos.

Note-se, Jesus nasceu no fim de um período geográfico. E no início de outro. A mera atribuição da contagem do nosso tempo (esta sim, ilógica) não tira a beleza do maior fato religioso que se tem notícia.

Assim, garantindo uma divisão equânime, considerando a inversão das estações nos hemisférios, temos são os períodos de solstício (momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador). Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho.

Pois a data é 21 de dezembro. No hemisfério sul, é solstício de verão. No norte, de inverno. E por três dias o sol nasce e se põe no mesmo dia.

A ressurreição vem no terceiro dia. 25 de dezembro. Curiosamente, data de nascimento de diversos Deuses. Muitos com histórias parecidas, nascidos de virgens, com 12 seguidores, que morreram e voltaram três dias após – vide o filme independente “Zeitgeist – a maior história já contada” disponível na internet (youtube.com).

Assim, ilustrativamente, e em homenagem ao natal, não vou ser prepotente e dizer que somente Jesus nasceu nesse dia e que estamos diante de uma só verdade.

Veja abaixo tudo o que ocorreu na mesma data:

– Para os católicos, ortodoxos e protestantes, Natal, celebração do nascimento de Cristo;

Mitologia celta: A Mãe Terra dá à luz a “criança Sol“, que viria para anunciar um novo tempo.

Grécia antiga – comemoração do nascimento de Dionísio, deus do êxtase e do vinho.

Egito antigo – comemoração do nascimento de Horus, deus do Sol.

Índia antiga – comemoração do nascimento de Krishna.

Pérsia antiga – commoração do nascimento de Mithras.

Moral da história: Um feliz natal pra todos. E lembrem sempre que a cada ano, renascemos para uma nova etapa do nosso aprendizado.

Aprendizado eterno e maravilhoso.

Bençãos do criador a todos.

Um abraço.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo