Câmara de VereadoresSanta Maria

FIQUE DE OLHO. Câmara começa a apreciar projeto de Cláudio Rosa, que traz de volta a esbórnia ao centro de SM

O vereador peemedebista Cláudio Rosa, definitivamente, não consegue mudar de idéia – exceto, claro, sob a sugestão do prefeito Cezar Schirmer e do titular da cadeira que ele ocupa, provisoriamente, no Legislativo -, no caso da Contribuição para a Iluminação Pública ((CIP). Embora os depoimentos técnicos colhidos em audiência pública no dia 16 de novembro (e sobre a qual TRATEI aqui no dia seguinte), o peemedebista líder do governo levou adiante seu projeto que, objetivamente, traz de volta a esbórnia sonora ao centro de Santa Maria, permitindo a propaganda no interior dos estabelecimentos comerciais.

Cláudio Rosa apresenta projeto que beneficia diminuto grupo e prejudica a população
Cláudio Rosa apresenta projeto que beneficia diminuto grupo e prejudica a população

Algo que, abolido por decreto do ex-prefeito Valdeci Oliveira, trouxe um pouco de paz aos ouvidos do cidadão, deve retornar. Como se sabe, CIP a parte, a demagogia pode ser vitoriosa nessa história, em detrimento da população. A primeira discussão do projeto acontece nesta terça-feira e a segunda e última, provavelmente na quinta. A tendência, já posso assegurar, é pela aprovação. Depois, a última esperança dos que não gostam da esbórnia sonora (a começar pelos especialistas ouvidos naquela audiência pública) será um (im)provável veto do prefeito Schirmer.

Não custa nada (embora sem resultado algum, diante do que pensa a média dos edis) repetir o noticiário daquela audiência pública. Aí, você, leitor, poderá tirar a sua própria conclusão. Acompanhe o texto assinado então pelo jornalista Beto São Pedro, da assessoria de imprensa da Câmara. A seguir:

 “Audiência Pública discutiu alteração no Código de Posturas

Emenda proposta pelo vereador Cláudio Rosa inclui a propaganda publicitária sonora no interior de estabelecimentos comerciais entre as atividades não vetadas pela legislação em vigor

A Comissão Especial que analisa o projeto de emenda ao Código de Posturas do Município, proposto pelo vereador Cláudio Rosa (PMDB), realizou audiência pública na tarde desta segunda-feira (16), no plenário da Câmara de Vereadores, cumprindo o que determina a Lei Orgânica do Município para matérias objeto de leis complementares. A emenda do peemedebista e líder do governo acrescentando alínea ao artigo 25 do Código de Posturas, Lei n° 003/02, inclui a propaganda publicitária sonora no interior de estabelecimentos comerciais entre as atividades não vetadas pela legislação em vigor.

Na discussão da matéria, os representantes das empresas que usam esse tipo de propaganda e os próprios profissionais (artistas/propagandistas) defenderam a aprovação do projeto, em nome do comércio e do mercado de trabalho, enquanto que a representante do curso de Engenharia Acústica da UFSM alegou questões de saúde pública para criticar a proposta. Segundo ela, os níveis sonoros em Santa Maria hoje são superiores ao máximo suportável à saúde humana e a aprovação da emenda poderia piorar a situação… “

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Claudemir, quem conhece um pouquinho esse suplente de vereador, atualmente em exercício e líder do governo, não se surpreende nem um pouco com as propostas por ele defendidas. Apenas pra exemplificar seu apego na defesa do bem comum, quando estive na coordenação geral da UAC, há vários anos, foi longamente discutido e finalmente aprovado pelos vereadores o Código de Posturas Municipal. Pois bem, nós da UAC defendíamos a proibição, entre outras coisas, da criação de suínos na área urbana de Santa Maria, mas ele não concordou, propondo que a proibição se aplicasse tão somente ao núcleo central da cidade.
    Depois ficamos sabendo da motivação desse “legislador”: sua progenitora possuía (será que ainda possui?) uma pocilga em um bairro da zona Oeste de nossa cidade e os excrementos da porcada eram ou ainda são devidamente despejados no curso dágua que corta o referido bairro.
    Eita espírito público! Fora lumpesinato da política!

  2. de certo é para poder tocar em 2010 aquela rançosa musiquinha, tubiassss,tubiassssssss, tubiassssssssssssssssssss vote no tubiasssssssssssssssssssssssssssssssss
    ou vcs duvidam que pode não ser sobre isto!
    Ah não! desculpem mas ofendi!
    bah!
    que pena! rsrsrsrsrsrsrs

  3. é lamentável que o Vereador Claudio Rosa, Lìder do Governo, e reeeeleito tantas vezes, não tenha noção da baderna que está autorizando. Dá prá se perceber a falta de noção do Nobre Vereador, pois ele deveria auxiliar o Poder Público nestas questões e não criar mais dificuldades. Acho que deveria se lembrar que certas atitudes como esta o levaram a ser suplente de vereador, tanto que só é titular pelo fato do Tubias ser Secretário. Entendo, Salvo Melhor Juízo, como se manifestam os juristas, que a representante da UFSM, do Curso de Acústica, deveria ser mais respeitada e ouvida pelo Claudio Rosa, pois este assunto não diz respeito a movimentos sociais, obras públicas, orçamento público, e acordos, trata-se de saúde pública, ordem, e respeito ao cidadão, coisas que pelo que sei nao são sua área de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo