Artigos

Dom Ivo será eterno enquanto suas ideias estiveram vivas – por Valdir Oliveira

Neste domingo, dia 5 de março, se completam 16 anos da passagem de Dom José Ivo Lorscheiter, o Gigante da Esperança. Bispo auxiliar de Porto Alegre e diocesano de Santa Maria, Dom Ivo se destacou dentro e fora da igreja por suas críticas ao regime militar no Brasil e pela defesa dos direitos humanos.

Junto da Irmã Lourdes Dill, nossa grande semeadora do amor e da solidariedade, e de outros companheiros de luta, Dom Ivo colocou Santa Maria e a Região Central no mapa da economia solidária. Além disso, ele mostrou para a nossa comunidade que só temos a ganhar distribuindo nossa riqueza igualmente entre os irmãos, sem a necessidade de explorarmos uns aos outros.

Outro grande ensinamento de Dom Ivo foi a forma firme e serena de lidar com os opositores de suas ideias. Ele compreendia e defendia o povo como ninguém, entrando em embates sem abaixar a cabeça e mantendo o respeito acima de tudo. Dom Ivo teve a força e a coragem necessárias para enfrentar o poder militar e até mesmo parte da cúpula católica, que via a Teologia da Libertação como um movimento de engajamento político que colocava a igreja em perigo.

Em um momento em que ideias neoliberais pareciam as únicas vias para o desenvolvimento, Dom Ivo mostrou que havia outro caminho possível. Neste momento em que buscamos unir novamente o nosso povo e reconstruir o Brasil com uma política que se firma na democracia e pensa em primeiro lugar naqueles que mais precisam, a figura de Dom Ivo serve de grande inspiração.

Enquanto lutamos contra o ódio e buscamos trabalhar com amor, devolver a dignidade para o nosso povo, colocar comida na mesa das pessoas e tratar a saúde como prioridade, nos firmamos na história construída pelos que vieram antes de nós. Temos a certeza de que, se estivesse vivo, Dom Ivo estaria na linha de frente ao nosso lado no combate às injustiças que temos visto em nosso país nos últimos anos.

Além de um exemplo a ser seguido, Dom Ivo foi um visionário. Seguimos em frente para dar continuidade à sua luta, buscando dar vez e voz àqueles que frequentemente têm seus direitos ameaçados. Dom Ivo será eterno enquanto suas ideias estiverem vivas, e nós nos comprometemos com isso.

*Valdir Oliveira é vereador, em Santa Maria, pelo Partido dos Trabalhadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo