EconomiaNegócios

QUE DUBAI, QUE NADA! Indústria brasileira não está nem aí para a crise internacional

A bronca toda em Dubai foi na área da industria imobiliária. Mas não fez cócegas no Brasil
A bronca toda em Dubai foi na área da industria imobiliária. Mas não fez cócegas no Brasil

Semana passada, um grande conglomerado privado de Dubai, nos Emirados Árabes anunciou moratória de algo parecido com 58 bilhões de dólares (um quarto das reservas internacionais brasileiras, para se ter uma idéia). Foi o famoso “sim, devo, mas não tenho dinheiro e pago quando e como puder”. O alvoroço se instalou, especialmente na Europa, onde se encontra a maioria dos bancos credores. Mas também ouve solavancos em outras partes do planeta. A própria Bolsa de Valores de São Paulo experimentou o problema, ainda que num único dia.

E daí, o que isso significa? Para alguns midiatas do apocalipse (que surgem nessas ocasiões e em outras também) era o recomeço do caos. Pooois é. Mas esqueceram de contar para quem produz. Olha o ânimo dos industriais brasileiros em relação ao futuro, conforme levantamento habitual (e que teve os dados mais recentes divulgados nesta segunda-feira) da insuspeita Fundação Getúlio Vargas. O material é da Agência Brasil, com texto de Marli Moreira. Confira:

Confiança da indústria na economia tem décima alta consecutiva

A Fundação Getulio Vargas (FGV) constatou, pela décima vez consecutiva, alta no Índice de Confiança da Indústria (ICI), que apresentou variação de 2,4% em novembro ante outubro. Numa escala de zero a 200, a percepção otimista alcançou 109,6 pontos ante 107. É o maior nível desde agosto do ano passado (113,3 pontos).

De acordo com a análise técnica da FGV, o resultado indica que a recuperação do setor está consolidada, após a crise financeira internacional. Em relação ao resultado de igual mês de 2008, quando as atividades da indústria já estavam sob o efeito da crise, houve elevação de 35%, na maior alta desde julho de 2004 (42,4%) nesse tipo de comparação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Em Santa Maria acho aue afetou porque o prefeito toda hora anuncia a vinda de uma delas e chega no prazo fica só na conversa, nesse mes de novembro iamos ter a confirmação de uma e li todos os jornais, site de prefeitura e por aí a fora e nada! vai ver é culpa do Lula como o Shirmer sempre diz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo