Câmara de VereadoresPartidosPrefeituraSanta Maria

TAXA DA LUZ (2). Pelo menos duas reuniões marcam a semana. Ambas “eletrizantes”

(TEXTO CORRIGIDO)

Um punhado de reuniões deve acontecer ao longo desta semana. De um lado, o governo tentando convencer seus aliados a fazer valer a maioria acachapante que detêm na Câmara de Vereadores. De outro, os contrários à Contribuição para a Iluminação Pública (CIP), se mobilizando para convencer os vereadores (especialmente os que, há quatro anos, eram contra) a enterrar a popularmente chamada “taxa da luz”.

Além dos vários encontros não tornados públicos, pelo menos dois chegaram ao conhecimento deste (nem sempre) humilde repórter. Um ocorre na quinta-feira, exatamente na véspera da audiência pública marcada para o plenário da Câmara de Vereadores. Nessa data, quem se reúne é a Executiva Municipal do PSDB, que vai “avaliar e discutir” a posição do partido em relação à CIP, conforme e-mail que recebi do dirigente Kleber Colvero.

No caso do tucanato, há uma questão importante a ser resolvida: se o grande líder da sigla, embora não seja mais o presidente, Jorge Pozzobom, mantiver a posição de quatro anos atrás, o PSDB será contra a CIP. Ou alguém esqueceu dos vitupérios de Pozzobom, à época? Não deve ter mudado taaanto a situação, desde então.

Mas, e isso é fundamental, o tucano hoje é governo. E pode ser convencido de que esta é a decisão para agora, não obstante o evidente desgaste junto à opinião pública que, como se sabe, vota em 2010 e Pozzobom é candidato a deputado. Como se comportará o vereador Admar Pozzobom, irmão do secretário de Relações Institucionais? Aparentemente, essa reunião de quinta será decisiva.

E o outro encontro, não menos eletrizante (com o perdão pelo trocadilho infame), deve ocorrer já nesta segunda-feira, primeiro dia da semana. Se reúnem os dirigentes da União das Associações Comunitárias. É uma liderança tripartite. Dois dos coordenadores são ligados à oposição: Rodrigão (PT) e Alexandre Pahin (PPL). Mas a posição mais aguardada é a do coordenador geral, Adelar Vargas, peemedebista e assessor de longa data do lider do governo, Cláudio Rosa.

Detalhe: Rosa foi (junto com Tubias Calil, João Carlos Maciel e Jorge Pozzobom) o mais “furioso” dos opositores da CIP, quando o prefeito Valdeci Oliveira fez a proposta. Agora, sob os auspícios de Cezar Schirmer, a defende – ainda que, percebe-se claramente pela dificuldade da argumentação, muito envergonhadamente. E, então, qual a posição de Adelar e da UAC? Boooa pergunta. Por enquanto, sem resposta. Embora devesse ser óbvia, cá entre nós, se dependesse do clamor popular.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. Corrigindo nao sei se pode cobra o aluguel dos postes da AESSUL. Alguém responda… se pode ou nao

  2. Minha opinião pessoal é a seguinte: sempre sobrará para a população pagar o prejuízo. Não é justo que empresários paguem mais e a baixa população pague menos. Vamos ser coerentes de que seria Santa Maria, se nao tivesse o empresariado quer seja grande ou micro. A Prefeitura tem obrigação de se virá? Que aluguel dos postes, nao sei se pode? Alguém que saiba responda. Mas a população mais uma vez paga o pato. Se liga meu Povo!!! Despertem o próximo ano é eleitoral…

  3. É impressão minha ou a proclamada unidade de forças da UAC foi para o espaço?
    https://claudemirpereira.com.br/2009/10/chapao-militantes-de-todos-os-matizes-para-dirigir-a-uac-veja-a-lista-completa-inclusive-dos-partidos/
    Pelo que estou entendendo serão realizadas duas reuniões em locais distintos e anunciadas por membros titulares da UAC? É isso mesmo?
    Quanto as sugestões apresentadas pelo Sr. Alexandre Pahim, acredito que todas elas já façam parte de um anexo do projeto. Aquele tipo de anexo que somente a base aliada da prefeitura recebeu. Bom trabalho!

  4. Prezado amigo Claudemir, referente a UAC,nesta segunda feira estaremos nos reunindo com a Executiva as 17:00 hs na sede da entidade, e em pauta será discutido a CIP,e ai sim tomaremos uma posição coletiva de todos os membros da Executiva referente ao assunto.

  5. Caro Claudemir, como sempre você consegue ter uma percepção a frente dos acontecimentos. A reunião da UAC é nesta segunda-feira ás 17:00 horas na sede da UAC, e não deve ser confundida com uma reunião que algumas pessoas estão chamando para ás 19:00 horas no plenarinho da câmara. Claro isso é da democracia, todos podem e devem reunir-se e discutir os assunots do momento, isso bom, só não devemos confundir e usar o nome da instituição no caso a UAC. Quanto a CIP, eu particularmente, não tenho uma posição oportunista e para ganhar aplausos. Li na sua coluna do sábado que o placar mínimo ficara em 9 a 4 em favor da CIP. Bueno se isso é verdadeiro e eu acredito, prefiro além de gritar contra o projeto( o que a maioria quer fazer para ganhar aplausos) construir alternativas no projeto. Por exemplo: 1) criar um fundo específico para a contribuição com um conselho gestor que tenha a participação popular,
    2) aumentar faixas de isenção, 3) diminuir as alíquotas no caso de residências, 4) não tratar as pequenas e micro empresas da mesma forma que as grandes empresas. Não adianta apenas ser contra, até porque são os vereadores que votam, temos é que construir alternativas.

  6. Aproveitando o espaço convidamos a todos os santamarienses para uma reunião aonde será debatido manifesto contrário a Cip,convide o máximo de pessoas .É hoje as 19 hs na Câmara vereadores .Vamos nos unir e fazer com que o maior número de eleitores vejam como é a ação dos seus eleitos .Em tempo não esqueçam que o ano que vem tem eleição.
    E como já foi dito;” …será que o dedo do secretário César Busatto,tenha influenciado nessa decisão ?
    Lembremos que foi ele e o Antonio Brito que implantaram os pedágios no Rio Grande do Sul e ampliaram a incidência do IPVA ,que antes incidia sobre veículos com até 10 anos ,para 20 anos .Como se VÊ o sujeito é Expert também em onerar os contribuintes”. Senhores vereadores pensem nisso ,no futuro com certeza voltarão a pedir voto ,ao mesmo Povo que não quer ser massacrado com taxas ,impostos ,comtribuição seja lá o que for ,que o POVO de Santa Maria se UNA e diga não a CIP.

  7. claudemir o representante do PPL na UAC é Alexandre Pahim, marco é o seu pai já falecido o qual contribuiu muito para o movimento comunitário. (NOTA DO EDITOR. O leitor tem razao. O nome correto do Pahim é Marco, e já foi devidamente corrigido)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo