Estado

BALNEABILIDADE. Fepam divulga locais próprios e impróprios para banho no RS

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) liberou na sexta-feira (15/01) os resultados de novas coletas de amostras de água realizadas para o Projeto Balneabilidade 2009/2010. No Litoral Norte, há impropriedade para banho junto à foz do rio Mampituba (Torres), foz do rio Tramandaí (Imbé) e na área fronteira à Avenida da Igreja, em Tramandaí.

O novo boletim da Fepam emitido pelo Serviço da Região do Litoral (Serli), do Departamento de Qualidade Ambiental, também alerta para aumento significativo da carga poluidora nos seguintes pontos de coleta: Prainha, em Torres; ponto em Arroio do Sal; em Capão da Canoa, na frente do restaurante Baronda e a mil metros ao norte; e dois pontos em Balneário Pinhal.

Os dados divulgados no site da fepam – www.fepam.rs.gov.br – representam a condição de qualidade da água referente ao parâmetro coliformes fecais, mas as chuvas fortes, posteriores às coletas, podem modificar esta situação.

Bacia do Guaíba – Na bacia hidrográfica do lago Guaíba, o mais recente boletim informa que estão próprias para banho as águas nos seguintes locais: no Parque Itapuã (Viamão), as praias das Pombas e de Fora; em Rio Pardo, a praia Santa Vitória, e em Restinga Seca, o balneário das Tunas.

O Serviço da Região do Guaíba (Serg) comunica que não há condições para balneabilidade nos locais: praia da Pedreira, no Parque Itapuã (Viamão); balneário Sans-Souci, em Eldorado do Sul; praias Florida e da Alegria, em Guaíba; praia Recanto das Mulatas, em Barra do Ribeiro; balneário Passo do Verde, em Santa Maria; praia Carlos Larger, em Candelária; balneário Nova Palma, em Nova Palma; praia Nova, em Cachoeira do Sul; praia do Encontro, em São Jerônimo; balneário Cachoeirinha, em General Câmara.

O Serg acrescenta que as enchentes dos rios da região central ainda estão refletindo negativamente sobre a qualidade das águas na região hidrográfica do Guaíba.Os balneários do Lago Guaíba permanecem apresentando resultados ruins, devido às enchentes e às condições de saneamento básico.

Por causa de problemas operacionais, não foi possível realizar a campanha de amostragem nas três praias do Parque Itapuã e nos balneários de Cachoeira do Sul (praia Nova), Rio Pardo (Sta. Vitória) e Restinga Seca (Tunas), nestes por falta de acesso em razão das enchentes.

Pelotas (Laranjal) – Em 2010 o projeto Balneabilidade na Praia do Laranjal esta sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, através do Sanep, e a divulgação dos dados é feita pela Secretaria Municipal de Qualidade – http://www.pelotas.com.br/politica_urbana_ambiental/qualidade_ambiental.

Região do Rio Uruguai – Resultados das análises em 11 municípios apontam condições impróprias para banho nas praias de seis deles. Na Região Hidrográfica do Rio Uruguai, seis balneários apresentam condições próprias para banho e outros seis estão impróprios segundo informações, na tarde desta sexta-feira (15. O boletim divulgado acrescenta que as chuvas ocorridas nas últimas semanas no Estado dificultam a coleta das amostras. Alguns balneários permanecem com enchente, comprometendo as condições gerais para a recreação.

Estão impróprias para banho as águas nos seguintes balneários: São Simão (Cacequi), praia Passo Real (Dom Pedrito), Fernando Schilling (Jaguari), praia Areias Brancas (Rosário do Sul), Ernesto Alves (Santiago) e Passo do Umbú (São Vicente).

Apresentam águas próprias para banho os seguintes balneários: Caverá (Alegrete), Passo do Silvestre (Itaqui), Rainha do Sol (Manoel Viana), Mata (Mata), Jacaquá e Poço das Pedras (São Francisco de Assis).

Quanto ao perigo de banho em locais de enchentes ou outras situações de perigo, a Fepam alerta aos usuários para buscarem informações junto aos salva-vidas locais.

Com informações do Portal do estado do Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo