Economia

BOM E RUIM. Doutos do “mercado” já projetam PIB maior em 2010. E juros também

Uma no cravo, outra na ferradura. Já começou o jogo dos “doutos” do mercado financeiro, logo no início de um ano em que a perspectiva econômica do país é das melhores possíveis. Até eles, que atuam (e especulam) com troco dos outros, sabem disso. Tanto que no boletim semanal “Focus”, editado pelo Banco Central, asseguram um crescimento do Produto Interno Bruto acima mesmo da expectativa do governo.

Claro que, de outro lado, não podem esquecer do próprio rendimento. Deve ser por isso que imaginam, também, um aumento de juros – o que só beneficia os especuladores, jamais a produção. Esta interessa à sociedade, não a eles.

Sobre as últimas previsões dos nossos doutos, divulgadas nesta segunda-fera, acompanhe reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo, com informações da agência de notícias Reuters. A seguir:

Mercado eleva previsão de Selic em 2010 de 11% para 11,25%

…O mercado brasileiro elevou pela segunda semana seguida seu prognóstico para a taxa básica de juro Selic neste ano. O cenário para a inflação ficou estável, enquanto para o crescimento teve leve aumento, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.

A estimativa para a Selic neste ano passou para 11,25%, ante 11% na semana anterior. A projeção para 2011 aumentou para 11%, contra 10,75% no documento anterior.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) do ano foi elevada para 5,3%, contra 5,2% na semana anterior. A estimativa para a expansão em 2011 permaneceu em 4,5%.

O prognóstico para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano e do próximo permaneceu em alta de 4,5%, exatamente no centro da meta perseguida pelo governo, que tem tolerância de 2 pontos porcentuais para cima ou para baixo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo