ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “A ‘taxa da luz’ já é lei. Agora, uma cidade iluminada”

Base do governo na Câmara deu o que o prefeito queria. Agora, espera a contrapartida

A discussão sobre o projeto que criava a Contribuição para a Iluminação Pública é passado. Aprovada pelos vereadores na terça, já na quarta-feira foi sancionada pelo prefeito Cezar Schirmer e tornou-se lei. Resultado: a partir de abril, o governo terá disponíveis, mensalmente, pelo menos R$ 400 mil exclusivamente para melhorar, ampliar e manter a iluminação pública em todos os recantos de Santa Maria.

Ainda que não se possa descartar algum tipo de medida judicial, o fato é que o Executivo conseguiu o que queria. Forçou sua base parlamentar a votar sim, mesmo com o desgaste inevitável que sofrerá a maioria dos vereadores, dada à evidente impopularidade da legislação.

Como fugir disso? Só tem um jeito: Santa Maria terá que ter iluminação pública de primeiro mundo. Afinal, haverá quase o dobro de recursos em relação ao que se tem hoje, para o que é (mal)feito. É o desafio que se impõe. E a maneira mais fácil de a população entender a necessidade da cobrança.

Sem serviço qualificado, não há dúvida, todos se lembrarão da CIP. E de quem a propôs. A coluna acredita que o governo esteja preparado para esse que é o grande nó a ser desatado, a partir da aprovação da lei. Só assim a população talvez esqueça que, na campanha eleitoral, o prefeito falava em criatividade, jamais em tributos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Uma pergunta simples mas que preciso fazer é sobre a aplicação dos recursos da CIP. O Schirmer deu entrevista no Pampa Meio-Dia hoje e disse que estão preparando o edital de licitação para contratação do serviço de manutenção. Mas e a equipe da prefeitura, não poderia ser treinada e equipada para manter o serviço?? E quando vencer o contrato de manutenção teremos que pagar o aditivo ou a renovação do mesmo r o custo será repassado para nós?? É melhor o conselho que fiscalizará a CIP tomar posse e aprovar este edital, ou teremos investigação nessa bandalheira. Sempre fui a favor da CIP, desde que os investimentos sejam realizados coerentemente sem desvios e falcatruas. Quero resposta do Prefeito, que aliás poderiam colocar um local tipo fale conosco no site da prefeitura para que pudessemos questionar e receber as respostas.

  2. No meio rural, aqueles que não tem iluminação publica nas estradas e em frente as casas terão que pagar a taxa?
    É dúvida mesmo, não precisam embrabecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo