EconomiaMundo

BOA NOTÍCIA. Dados do mundo real alimentam o otimismo com a economia nativa

Aos poucos, começa a se consolidar uma idéia de liderança do Brasil. Não apenas, claro, mas especialmente no hemisfério sul e, mais especificamente ainda, na América Latina. Isso ocorre, aliás, em duas frentes.

Numa, de natureza político-diplomática, a partir da inserção do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em vários eventos e temas globais e/ou regionais, em que a democracia brasileira é fato indesmentível, reconhecido e aplaudido por todas as nações.

Noutra, a fortaleza que tem se revelado a economia do País que, fruto de uma série de ações internas, passou praticamente incólume pela crise ianque – garantindo uma retomada segura das atividades. É o tal mundo real – em contraposição ao catastrofismo exposto habitualmente pela mídia, sabe-se lá (sabe-se, sim) por que razões.

Penso que é exatamente neste contexto que se insere mais uma informação positiva que surgiu neste início da semana, e que é o conteúdo de reportagem publicada na versão online do jornal O Estado de São Paulo, acerca de pesquisa feita na maior parte da América Latina. Confira os detalhes, no texto de Alessandra Saraiva. A seguir:

Brasil tem melhor clima econômico entre países da América Latina

…No primeiro mês de 2010, a economia da América Latina continuou em recuperação após a crise global, que marcou o ano passado. Apesar de o ritmo econômico da região ainda não ter alcançado os bons resultados que eram registrados no cenário pré-crise, em meados de 2008, no Brasil a pesquisa mostrou um cenário positivo. O País apresentou o melhor clima econômico entre as 11 nações pesquisadas pela Sondagem Econômica da América Latina, feita em parceria entre o Institute for Economic Research at the University of Munich, ou Instituto IFO, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo as duas instituições, o Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina atingiu patamar de 5,6 pontos em janeiro deste ano, acima do desempenho de 5,2 pontos apurado na pesquisa anterior, referente a outubro de 2009. As entidades consideram que resultados abaixo de cinco pontos nos índices indicam “clima ruim”, e desempenhos acima de cinco pontos são considerados positivos.

O clima econômico do Brasil foi o melhor da América Latina pela segunda vez consecutiva. O Índice de Clima Econômico  do País foi de 7,8 pontos, acima do desempenho anterior, referente a outubro do ano passado, de 7,4 pontos, e o mais elevado entre as nações utilizadas na pesquisa referente ao primeiro mês do ano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo