Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EconomiaPolíticaPrefeitura

INOVAÇÃO. Busatto e Schirmer em Curitiba, na seqüência do projeto iniciado com viagem à China

A informação importante é: Santa Maria está presente em encontro internacional que acontece em Curitiba e que pode significar a inserção da boca do monte em uma série de fatos relevantes. A presença, lá, do prefeito Cezar Schirmer, e do futuro ex-secretário de Desenvolvimento Cezar Busatto, dão a necessária solidez à representação local, indicando com clareza o quão (corretamente) sério o assunto é levado pela administração municipal.

Cidades inovadoras: Schirmer e Busatto no encontro de Curitiba

Dito isto, acompanhe o material distribuído pela assessoria da Prefeitura e, lá embaixo, não deixe de ler uma ou duas questões que o (nem sempre) humilde repórter ousa apresentar.  A foto é de Felipe Pires. Confira:

Prefeito e secretário de Desenvolvimento participam em Curitiba de encontro de Cidades Inovadoras

Criada na administração do prefeito Cezar Schirmer a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos conseguiu elevar o nome de Santa Maria no contexto nacional e inserir o município na rota das mais notáveis e pujantes economias do país. Foi assim quando no ano passado o prefeito Schirmer e o secretário Cezar Busatto (Desenvolvimento Econômico) foram à China e de lá trouxeram investimentos para o município. A ampliação da rede de contatos que a administração municipal trouxe para Santa Maria pode ser verificada com o estreitamento das relações com outros países como Coréia do Sul e Índia.

A partir dessa quarta (10) até o próximo sábado (13) Santa Maria estará representada na 1ª Conferência Internacional de Cidades Inovadoras que acontecerá na cidade de Curitiba (PR). Santa Maria é parceira estratégica da prefeitura de Curitiba na realização da Conferência. O evento Cidades Inovadoras contará com mais de 43 cidades de diversos países que tratarão sobre o tema inovação como um desafio fundamental para o seu desenvolvimento. Conceitos trabalhados pela secretaria de Desenvolvimento Econômico como inovação, empreendedorismo e governança serão a bússola norteadora durante os quatro dias de debates e trabalhos entre gestores públicos, sociedade civil, meio acadêmico, institutos de pesquisa e de planejamento urbano.

A Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CI-CI 2010) é uma copromoção inicial do Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Paraná, da prefeitura de Curitiba, prefeitura de Bangalore (Índia), e da prefeitura de Grand Lyon (França).         

Santa Maria conduzirá trabalhos em encontro internacional

A atuação do prefeito Cezar Schirmer e do secretário Busatto permitirá ao município o papel de destaque no 1º Encontro Internacional de Cidades de Porte Médio. Durante o encontro internacional entre cidades de porte médio os trabalhos serão conduzidos por Santa Maria e pela cidade de Chattanooga, localizada no Estado do Tenneessee, nos Estados Unidos. Nessa primeira edição do encontro de cidades de porte médio, o secretário Busatto espera que o evento seja uma oportunidade de troca de experiências e possibilidade de estreitar relações com projetos exitosos no trato de diferentes questões referentes gestão de uma cidade.

Durante a realização do 1º Encontro Internacional de Cidades de Porte Médio Santa Maria também participará do encontro entre cidades representadas pelo Brasil, Índia e África do Sul. Cada país terá uma delegação com dez cidades, Santa Maria está entre os municípios brasileiros que estarão no encontro. Ao participar dessa rodada de encontro e de discussões com países que compõem o G-20, Santa Maria amplia a sua rede de relações com outros países e com importantes cidades que desenvolvem projetos que possam ser assimilados e implantados por aqui. O encontro também serve como um preparatório para a ida de uma comitiva municipal e entidades civis de Santa Maria prevista para acontecer no final do mês de abril rumo à Índia. 

Segunda edição do Pavilhão da Inovação terá encontro internacional de cidades

A realização do 1º Encontro Internacional de Cidades de Porte Médio ainda servirá para que Santa Maria possa lançar a segunda edição do encontro internacional de cidades. O secretário Busatto adianta que o 2º encontro ocorrerá no mês de novembro desse ano, durante o lançamento do 2º Pavilhão da Inovação a ser realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2010. A segunda edição do Pavilhão e do Encontro Internacional de Cidades de Porte Médio trabalhará com a questão da governança, onde o poder público é parceiro da sociedade em torno de causas comuns que engrandeçam a cidade.”

PERGUNTINHAS CLAUDEMIRIANAS (deixando de lado os adjetivos do primeiro parágrafo da nota oficial da prefeitura:

1) Qual foi mesmo o investimento vindo da China? Não que precisasse, mas já que a reportagem afirma que vieram, seria conveniente dizer quais são (e olha que aqui nem se está a perguntar sobre a embaixadora nomeada pelo prefeito, para assuntos asiáticos, a madame Kong).

2) Então, a secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Projetos Estratégicos foi criada pela administração do prefeito Schirmer? Só a parte de Inovação (o que não é pouco). As outras duas, cá entre nós, já existiam – uma delas sob o mesmo nome, a outra em outra pasta. Mas, ok, então se trata de uma criação do (agora já nem tão) novo governo. Mas aí deve gerar um ciúme danado. Se o critério vale, foram criadas, na verdade, não apenas esta, mas pelo menos outras pastas, sem contar as extraordinárias. Sim, são também novidades as secretarias: da Juventude, Esportes, Lazer, Idoso e Criança (alguns entendem que seja, inclusive, a principal, talvez única); de Controle e Mobilidade Urbana; de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos; de Gestão e Modernização Administrativa; e a de Infraestrutura, Habitação e Serviços. Será que esqueci alguma?  

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo