JudiciárioMídia

MÍDIA. Globo erra e culpa assessor de imprensa. Agora, terá que pagar indenização de 200 salários mínimos

“Babada” do Jornal Nacional. Culparam o assessor de imprensa. Agora, terão que pagar

Não deixa de ser um bálsamo para quem atua como assessor de imprensa – uma das 27 atividades deste (nem sempre) humilde repórter (que tem também, para contrabalançar, algo como 73 credores). Afinal, a gente sofre. Se sai algo errado na mídia, a culpa seeeeempre é nossa. Difícil explicar que somos apenas facilitadores, e não donos do espaço. Isso sem falar nos equívocos que (no caso de Santa Maria muito eventualmente ocorrem) cometem com palavras que supostamente tenhamos dito.

Nesse contexto, é legal saber que a superpoderosa dançou. A vítima inicial, e agora vitoriosa na Justiça, é um assessor de imprensa. Que (embora ainda existe recurso possível) deverá embolsar uma boa grana. Afinal, o principal órgão do corpo humano (e das empresas) é mesmo o bolso. Confira a reportagem publicada no sítio eletrônico especializado Consultor Jurídico. O texto é assinado por Gláucia Milício. A seguir:

Globo é condenada por atribuir culpa indevidamente

É intolerável que uma emissora do porte da Rede Globo, em condições de averiguar corretamente o erro, se isente de falha e culpe um terceiro sem o menor receio da ofensa à reputação. A fundamentação foi usada pela 6ª Câmara de Direito Privado, do Tribunal de Justiça de São Paulo, para negar recurso da Globo contra decisão que a condenou em primeira instância.

A emissora foi condenada a pagar 200 salários mínimos ao então assessor de imprensa da Justiça Federal em São Paulo, Márcio Silva Novaes, que hoje trabalha na Rede Record. O caso começou no ano 2000, quando o assessor distribuiu informe à imprensa sobre o recebimento de denúncia criminal contra o ex-juiz Nicolau do Santos Neto, condenado por desvio de verbas públicas destinadas à construção da sede do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo. Além dele, mais dois foram denunciados: Monteiro de Barros e José Eduardo Corrêa Teixeira Ferraz.

A emissora, contudo, noticiou no Jornal Nacional que a denúncia também fora recebida contra Maria da Glória Beirão dos Santos, mulher de Nicolau, e que teria sido até decretada a sua prisão. Quando a emissora percebeu o erro, mesmo informada do equívoco, noticiou no dia seguinte – em rede nacional – que a informação incorreta havia sido transmitida por culpa do assessor de imprensa.

Na ação, o assessor demonstrou que não teve relação com o erro, já que os outros veículos como a Record, Folha de S.Paulo e Estadão receberam a mesma informação e divulgaram de maneira correta. Por isso,…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pelo sítio especializado Consultor Jurídico.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo