Eleições 2014InternetJudiciárioPartidosPolítica

LÁ E CÁ. Guerra suja na internet dissemina ‘notícias’ falsas contra Aécio e o filho de Lula. Já está na Justiça

Aécio Neves, do PSDB, “consumidor de álcool”. Calúnia e formação de quadrilha seriam os crimes
Aécio Neves, do PSDB, “consumidor de álcool”. Calúnia e formação de quadrilha seriam os crimes

Postagens no Feicebuqui dizem que Aécio Neves “tem o hábito de consumir álcool”. O PSDB pede na Justiça que os responsáveis pela propagação, que seria originária de um computador da prefeitura de Guarulhos, comandada pelo PT, paguem por crime contra a honra e formação de quadrilha.

Também na rede social, o filho de Lula, Fábio Luiz Lula da Silva, é apontado como dono de um jatinho de US$ 50 milhões, uma grande fazenda no interior do País e acionista controlador do frigorífico da Friboi. Só que a fazenda é a sede da  Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” em Piracicaba (SP). Portanto, tudo falso. Também o caso está na Justiça e a acusação é contra o coordenador de redes sociais da campanha de Aécio, Daniel Graziano.

Fábio Luiz, o Lulinha, e a “fazenda”, na verdade uma escola de Piracicaba:. Mentiras na internet
Fábio Luiz, o Lulinha, e a “fazenda”, na verdade uma escola de Piracicaba:. Mentiras na internet

É a guerra suja tomando conta da internet. Este sítio inclusive já tratou da questão (AQUI), mas, sobre esses casos específicos, vale conferir o material publicado nesta terça-feira, pelo jornal O Estado de São Paulo. A reportagem é de Pedro Venceslau e Thais Arbex. A seguir:

Tucanos e petistas travam ‘guerra do endereço IP’

… Adversários na disputa presidencial, PSDB e PT vão travar na Justiça o que ambos estão chamando de “guerra suja na internet”. Ou, a depender dos últimos episódios, a “guerra do endereço IP”, número de registro de computadores que ajuda a identificar de onde saem perfis falsos e boatos.

Advogados do senador Aécio Neves, pré-candidato tucano ao Planalto, dizem que entrarão com representações no Ministério Público Federal e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que sejam apuradas as denúncias de que computadores de funcionários da Prefeitura de Guarulhos, comandada há 14 anos pelo PT, foram usados para criar páginas com ofensas ao mineiro em redes sociais. O caso foi revelado na edição de domingo, 25, do jornal Folha de S.Paulo

Os apoiadores do projeto reeleitoral de Dilma, por sua vez, pretendem tomar medidas judiciais contra o grupo que disseminou nas mesmas redes sociais os boatos de que Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, é dono de fazendas e sócio da Friboi, do grupo JBS.

Um inquérito aberto no 78.º Distrito Policial de São Paulo, que corre em segredo de Justiça, investiga se Daniel Graziano, filho do ex-ministro Xico Graziano, coordenador de redes sociais da pré-campanha de Aécio, tem participação no episódio. Ele foi um dos seis intimidados e prestou depoimento no fim de abril, depois que os advogados de Fábio Luís rastrearam o IP de onde partiram os boatos.

Conforme revelou a coluna Direto Fonte, do Estado, os boatos foram disseminados a partir do site Observador Político, do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), do qual Daniel Graziano é gerente administrativo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo