ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Prefeito nomeia uma xerife aqui, um articulador ali”

Gabinete fatiado, uma confissão. E a solução decidida por Schirmer

É consenso. Cezar Schirmer até pode dizer que são decisões pensadas, articuladas e até organizadas – as que ele têm tomado mesmo desde antes da posse, há 16 meses. Ninguém duvida. Mas também são lentas, o que leva à (talvez falsa) impressão que há um bom tanto de indecisão, desarticulação e desorganização.

Tome-se o exemplo do Gabinete, órgão vital de assessoramento do prefeito. Faz um tempão que se sabe haver ali um problema. A solução? Talvez, ou provavelmente, seja a que Schirmer coloca em prática agora. Mas, mesmo isso, embora a cidade já saiba, via manifestações na mídia desde segunda-feira, até o fechamento desta coluna, na manhã de sexta, não foi oficializado. Ou, se foi, ficou no intramuros.

De todo modo, a forma como o prefeito entende ser a adequada é a divisão. Por ela, haverá a Secretaria Geral. Para dirigi-la, foi pinçada, da pasta de Finanças, a adjunta Ana Beatriz Barros. Virará a xerife da gestão. Há convicção de que é preparada para a função. Mas, para isso, Schirmer terá que tapar os ouvidos a um balaio de aspones que o cerca, e que, a pretexto de “protegê-lo” de más notícias, prejudicam o governo.

E se confirma a criação da outra metade do Gabinete, na forma da pasta de Relações de Governo e Comunicação – a ser comandada por Giovani Manica, que remanesce da antiga estrutura, com funções de articulador político-institucional (levando à guilhotina a antiga secretaria de Relações Institucionais, ocupada por Jorge Pozzobom) e também dos contatos midiáticos. Para coadjuvá-lo, é deslocado Josias Ribeiro, adjunto oriundo da secretaria de Cultura, onde estava em rota de colisão com o secretário João Luiz Roth.

Mânica nessa função é confissão dupla: ele não funcionava com tantas atribuições, de um lado; e soçobrava a comunicação institucional da Prefeitura, de outro. Vai “dar liga”? O futuro dirá. Mas é inequívoca a consciência de que algo vai mal no reino. E, ainda que com atraso de quase ano e meio, medidas são tomadas. Hosanas!

PS: quem ainda acha que sobrevive a reforma administrativa aprovada há um ano?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Meu caro, sem problemas, como já disse em outro tópico eu não responderei mais os seus comentários. Mas não adianta ficar taxando esse disso, aquele daquilo. Acho até correto rebater oque alguem escreve, mas com argumentos convicentes. Oque não pode é ficar ressentido com as verdades, na sua imensa maioria pública e notória. Caberá a quem nós ler, se isso acontece, fazer o seu juizo, indeferente doque você pensa de mim.

  2. O senhor tem dificuldade para lidar a opinião dos outros Seu Saul, esse espaço aqui é assim mesmo, a gente escreve e os outros interpretam,respondem e assim vai…mas não estou de ma fé, até porque nem sei quem é o senhor, estou falando com o que está escrito.
    à propósito vou continuar comentando o que leio,inclusive o que o senhor escreve, goste o senhor ou não.

  3. Sr Delcatti, vc precisa ler com mais tanquilidade oque os outros escrevem. Releia oque eu escrevi, e verás que seu conentário eh de uma engano cruel, para não dizer de fé. Por favor não ponha palavras nas naquilo que escrevo, e nem faça interpretações fanáticas e maldosas doque eu penso. Passar bem!

  4. Eu acho que os prefeitos,governadores e presidente, devem sim ajudar a eleger aqueles que tem compromiswo com projetos futuros oriundos de programas de governo, Lula quer eleger Dilma porque ela dará continuidade em uma série de coisas que estão em andamento e são boas para o Brasil, também propõe mais crecimento e desenvolvimento sem vender o país e doar só aos ricos.
    Agora essa do Saul é braba né! Criticou o Shirmer é do PT!Tu acha que o resto da população não tem opinião?O povo tem e muito!

  5. Minha cara “MAGDA” Oque seria interesse próprio? Não tenho procuração para defender o Prefeito, mas sejamos justo, isso acontece com todos os Partidos no poder, ou sera que estou enganado? Não anda o Sr. Luiz Inácio com a dona Dilma pra cima e baixo no afã de elegê-la Presidenta,{sic}, ai pode. Já houve Prefeito local (acho mais do que justo) que se licenciou, ou tirou férias coisa assim para fazer campanha ao Governo Estadual e Federal do seu (dele) partido. Qual o crime, ou digamos pecado que comete o Prefeito em querer eleger o Tubias? companhêro póooode, adversário não pode. Todos póooooooodem como diria aquela moça do Zorra Total.

  6. Nosso Prefeito é lento e desarticulado busca seus interesses próprios como eleger Tubias passando por cima de toda sua base aliada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo