COLUNA OBSERVATÓRIO. “Uma grande chance para Cláudio Rosa mostrar a que veio”
Não custa lembrar
Em 17 de maio de 2008:
“Donos do trânsito – O vereador Cláudio Rosa, na sessão da última terça-feira, chamou a atenção para a excessiva quantidade de caminhões grandes, no centro da cidade. O peemedebista tem razão. E não é de hoje, aliás. Mas passou da hora de tratar desse assunto. Deve haver alguma maneira de simplesmente proibir o tráfego dos fortões, e não apenas restringir. E já se deve aproveitar para tratar de outra questão: o horário de carga e descarga precisa obrigatoriamente ser limitado ao período entre 19h e 9h. Já é assim? Se é, ninguém nota.
Em tempo: se o edil peemedebista abraçar essas duas causas, terá apoio da comunidade. E desta coluna. Essa duas lutas, contra os donos do trânsito, valem a pena ser travadas.”
Hoje:
Nem faz tanto tempo: são só dois anos menos um mês o que decorreu desde a publicação da nota ao lado. Mas há, e isso é fundamental, uma grande diferença. À época, Cláudio Rosa era o vigoroso e vibrante líder da oposição no Legislativo. Agora, após ser líder do governo durante 15 meses, das duas uma: continuará edil ou virará secretário. Em qualquer caso, com todo o poder disponível para tornar o discurso (muito bem feito e aplaudido, então, por Observatório) uma realidade. Que tal, então, resolver o problema que, de lá para cá, só se multiplicou. Os fortões seguem donos do trânsito e o horário de carga e descarga é, na prática, qualquer um, sem controle aparente do governo do qual Rosa é hoje grande dignatário.
Onde estão os fiscais de transito? É muito raro encontra-los , no máximo aparecem quanto quebra um semáfaro.
É importante lembrar que:
O municipio smj já possui duas Leis regulamentando o assunto, assim evitaremos mais “leis inócuas” em nossa cidade, ou seja, temos as LM 2100/80 (pref. Osvaldo Nacimento da Silva) proíbe o trânsito de caminhões na Zona Urbana Central e LM 2951/87 (pref. José Haidar Farret) regulamenta o estacionamento para Carga/Descarga das 17h às 9h no centro.
O que falta é a regulamentação mediante decreto e a devida sinalização do anel viário central, bem como a tão polêmica criação do Porto Seco para transbordo e armazenagem de cargas.
Abcs