EconomiaJudiciárioNegóciosTrabalho

VERGONHA. Até hoje não se sabe quem escravizava trabalhadores em Cacequi

Foi no início de novembro de 2007. Portanto, já se vão no tempo dois anos e cinco meses, quase seis. E até agora, ninguém é capaz de dizer o que houve, muito menos qual o nome da empresa, em Cacequi, naquela época. A mídia, porque não sabia (é o que desejo) ou não quis (o que seria uma deslavada vergonha, pois indica que era algum grandão envolvido), não divulgou que organização utilizava o trabalho escravo de um bom punhado de trabalhadores.

Sinto vergonha. E gostaria de dar nome aos bois (no caso, talvez literalmente). Mas não sei. Ninguém sabe. Exceto os envolvidos, que se mandaram – ou continuam fazendo a mesma coisa, afinal a execração pública, punição mínima, não houve. Ah, aqui se tratou do assunto, claro. Sempre COBRANDO essa informação, nunca oferecida.

Enquanto isso, casos outros são alvo de ação da Justiça, como esses, envolvendo duas empresas, inclusive a poderosa América Latina Logística, sucedânea da Rede Ferroviária Federal SA. Para saber mais (não daquele, lamentavelmente, mas deste mais recente), confira reportagem publicada pelo Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. A seguir:

Duas empresas gaúchas condenadas por trabalho em condições de escravidão

O TRT da 4ª Região (RS) condenou a empresa Vip Comércio, Extração e Desdobramentos de Madeira por manter trabalhadores em condições análogas às de escravidão.
Oa autores da ação trabalharam durante um ano e meio, em situação precária, na produção de dormentes de madeira para trilhos de trem. A América Latina Logística (ALL), para a qual os dormentes eram destinados, também foi condenada subsidiariamente, por  ter sido  a tomadora dos serviços.
Nesse caso, os autores buscam seus créditos junto à reclamada principal (Vip) e, não obtendo êxito, executam a segunda reclamada (ALL). Esta tem sede em Porto Alegre e filiais em outras cidades gaúchas e capitais brasileiras, além de unidades na Argentina…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pelo Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo