CulturaPrefeitura

152 ANOS (2). Artistas paulistas pintam mural na Biblioteca Pública. Por que não os de Santa Maria?

Não estou fazendo qualquer julgamento sobre a qualidade dos sete artistas plásticos paulistas pagos para pintar um mural na fachada traseira da Biblioteca Pública Municipal. Certamente são bons. Mas não mais que os artistas santa-marienses, por certo. Então, por que não os locais – numa defesa da cidade, defendida sempre pelo prefeito Cezar Schirmer?

Biblioteca: fachada dos fundos ganhará mural feito por artistas paulistas

Tenho o palpite que isso não passou por ele, pois seu discurso (saudavelmente) bairrista seria posto em prática. Se fosse dele a decisão. Não deve ser. Se bem que talvez nomes locais (e há vááários) tenham recusado, o que muda tudo. Mas, do que estou falando? Leia você mesmo o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A foto é de João Alves Flores. A seguir:

 “152 anos de Santa Maria saúda passado da cidade com cenários em paredes

Ao comemorar 152 anos de emancipação político-administrativa, o município de Santa Maria receberá um grande presente para comemorar a data – é o projeto “Muro da Memória”, que será elaborado pelo artista plástico paulista Eduardo Kobra e por sua equipe de sete artistas que trabalham com grafitagem mural. A iniciativa do Muro da Memória visa promover um resgate histórico das cidades do início do século passado. No Rio Grande do Sul, Santa Maria é o primeiro município gaúcho a receber os trabalhos do artista. A confecção e entrega da obra – que será executada na fachada dos fundos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide – integra as comemorações dos 152 anos da cidade.

A qualificação do espaço urbano da cidade conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Sindicato da Construção Civil (SINDUSCON), Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR).

A viabilização da obra realizada pela prefeitura é uma ação da secretaria de Turismo. “Queremos promover a intervenções artísticas nas paredes cegas dos edifícios da cidade, através de um estudo preliminar executado pela Secretaria de Turismo. Essa será uma ação em longo prazo, resolvemos oferecer ao Kobra um espaço onde ele pudesse mostrar o seu trabalho. Santa Maria será a primeira cidade do Sul do país a receber uma ação do projeto Kobra”, afirma o prefeito Cezar Schirmer…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. A diferença é que Kobra é um muralista conhecido no mundo todo por sua obras espalhadas em mais de 150 países, Amoretti ninguém conhece alem do vacacaí.

  2. na campanha : “nossos filhos estão indo embora por falta de empregos e oportunidades em santa maria ” disse o prefeito eleito .Temos o buzzato e outros de fora…Atirem a primeira pedra .Ahhh o PT também contratou um médico morador de restinga seca para ser secretário de saúde.Qual a diferença ? Se o pt pode o pmdb pode também.Por isso não voto em nenhum deles.

  3. Qualquer manifestação crítica que coloque no centro da discussão o artista, no caso o Eduardo Kobra, e suas habilidades é uma covardia, assim como qualquer manifestação da administração municipal que também venha neste sentido, além de covarde é irresponsável e dispersa o debate. Lamentável as manifestações que li. Não é o artista que está em discussão e sim a sua contratação e de sua equipe. São as questões públicas que devem ser tratadas e alguns questionamentos podem ser feitos. O administrador público, devido a restrição de recursos, deve trabalhar sempre em prioridades e é neste sentido que os questionamentos devem ser realizados. Será que era prioridade a contratação deste artista neste momento? Será que a cidade vai fornecer uma estrutura necessária para a conservação desta obra? O local escolhido foi o ideal? A segurança desta obra está garantida ou corremos o risco de assim que ela for concluída sofrer depredação sem que nenhuma segurança seja efetuada desperdiçando o investimento realizado? Estes são alguns questionamentos que surgem no momento e por último o questionamento quanto ao financiamento da obra, seus custos de realização e manutenção. Mas este último questionamento sei que não será respondido neste momento. O Prefeito já divulgou que os custos somente serão divulgados após a conclusão da obra. É assim, quando o administrador público se julga o proprietário das informações públicas! Até quando?

  4. Pessoal! Que maravilhoso debate! Nós agradecemos os relevantes e entusiasmados comentários. Como sempre diz um amigo meu, ninguém chuta cachorro morto!
    Afirmo aos comentaristas que sou CC (do ‘reduzido’ e seleto número escolhido pelo prefeito), e com orgulho, respaldo e conhecimento técnico, não ocupo lugar de ninguém e não me comparo a quaisquer outros. Pois minhas qualificações referem minhas competências para tal (busquem meu currículo no Lattes), fazendo com que me sinta honrado em estar auxiliando a atual administração neste trabalho desafiador, que busca ofertar o melhor à comunidade (em todos os segmentos, que vão desde não colocar o asfalto sobre a terra solta, como ocorreu em consideráveis quilômetros de ruas da cidade, até as considerações relacionadas à cultura, entre outras tantas coisas que não vale a pena citar, para não despertarmos recalques).
    Convido a todos para compartirem do momento com os nossos conterrâneos, que aos montes estão admirados pelo trabalho do artista paulista, indo visitar o painel.
    Certamente este trabalho, além de, como afirmei antes, servir para sensibilizar nossa comunidade quanto ao seu belo passado, tem um investimento bem menor que o Show do Daniel, e já tem suas contas pagas devidamente, com o apoio de patrocinadores, inclusive! Só para situá-los, o referido Show não teve as contas aprovadas pelo órgão pagador (Ministério do Turismo), e os relatórios, indeferidos pelo patrocinador público oficial supracitado, acabaram por cair aqui na Secretaria de Turismo, tendo em vista que o recurso foi solicitado pela mesma, lá em 2008. Nem todo mundo é “pitoco” né!?!
    E as relações…hummm…Sem associações, ok? Não é a intenção…
    Abraços a todos!!!!

  5. Como é notório essa mania pmdebista de tercerizar as coisas né!
    Hoje fiquei sabendo por um funcionário da prefeitura que o nosso maestro além de tercerizar os serviços da secretaria de obras com a desculpa de que não tinha dinheiro, ele está deixando essa secretaria vital na mão de incompetentes!
    vejam só!
    Está acontecendo casos de incoerência nessa administração, eles pagam R$ 1200,00 por um frete para a sulcava mas tem uma carreta 1635 doada pela receita paralizada na oficina a mais de 3 meses por falta de manutenção, tem uma retroescavadeira hidraulica recolhendo terra dentro da secretaria ao invés de ajudar a resolver os problemas da cidade
    Colocaram gps nos caminhões com a desculpa que o serviço seria prestado só para prefeitura e para se ter maior controle mas tercerizaram os serviços e hoje estes caminhões servem para fazer bicos
    O desgoverno é tanto que na quarta feira de cinzas tinha funcionário da tercerizado parado na secretaria e adivinhem quem está pagando isso
    Confesso minha perplexidade quanto a falta de coerência deste governo, pelo o que sei uma boa parte do maquinário municipal foi renovado no governo 13 e hj no governo 15 isso não existe, cadê os funcionários, onde está a rotina que se tinha na secretaria de obras durante o governo petista, aliás naquela época os funcionários trabalhavam muito ao contrario de hj que muitos ficam fazendo festa e dando risada nos postos de gasolina por aí!
    Outra coisa fui a santa flora e enfrentei um verdadeiro rally para poder chegar ao distrito, onde estão as maquinas que patrolavam a estrada, lembro bem que essa era uma das demandas mais importantes feitas pelo governo petista
    Por fim me surpreendo com a cara de pau de muitos do atual governo, que se perdem com a rapidez de suas línguas, com a lentidão de seus cérebros e com inaptidão de seus comandos, onde estão as promessas da fábula que o prefeito criou em 2008
    Schirmer na cidade das maravilhas! era tudo perfeito, ia fazer tudo, dum jeito novo e bem feito!
    PASSADO QUASE 2 ANOS não se fez quase nada, maquiou-se muita coisa e ainda porcima querem culpar o PT pela a sua incompetência habitual de suas burradas adimi nistrativas

  6. Boa Noite, queridos amigos.
    Esta hora costumo acabar e finalizar trabalhos de vídeo e nunca me envolvo nestas questões de críticas e observações de nossa querida sociedade, pois todos temos livre direito de manifestar nossos louvores, glórias, sucessos e inversos.
    Hoje, me senti no lugar deste rapaz..talentoso, que veio trazer seu trabalho até nós.
    E vi, todas as pessoas que sairam de nossa cidade e..FORAM UM SUCESSO!! Com certeza, Santa Maria guarda muitos talentos, resguardo a quem está lendo que me considero uma dessas pessoas e, hoje trabalho na Prefeitura.
    Me sentiria ridícula, se não diria esta verdade.
    Mas questiono..por que tanta crítica negativa ao sucesso que vem de fora?
    Por acaso, alguns de nossos sucessos fora, foram rejeitados?
    E, se ninguém aceitasse um santamariense?
    Temos talentos locais?
    Claro que sim.
    Esta coluna. não exalta políticos como o Pimenta, Fabiano Pereira, Valdeci oliveira?
    O menino que chamam de Kobra, tem uma história fascinante – que com certeza, podemos encontrar em qualquer vila de Santa Maria.
    Eu, particularmente, sou da carolina.
    Não podemos respeitar quem vem de fora?
    O que é isso?
    Nos tornamos insensíveis?
    A política nos tirou o senso de razão?
    Pesquisem a história deste menino..e se perguntem..Santa Maria recusa esta honra?
    E se fosse um artista nosso em outra cidade a ouvir tudo isso?

  7. Me parece um pouco xenófobo esse discurso de que temos que desprezar o que é de fora. Será que se o Oscar Niemeyer projetasse alguma coisa em Santa Maria, alguém iria gritar que devemos prestigiar os artistas locais? Penso que cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

  8. Em tempo!!!
    Mesmo tendo vindo de fora, e mesmo aparecendo pouco na cidade e ainda ter ficado pouco tempo por aqui… considero o Cesar (Busatto), disparado um dos melhores secretários da gestão Emprego/Saúde! Que mesmo sem ter caminhões de dinheiro e apoio político do seu chefe, mostrou trabalho.

  9. Era uma promessa de Campanha… Gerar emprego e renda!!!
    Gerou emprego e renda para o Busatto e para o Luiz Alberto Carvalho Junior (importados de POA) e agora este artista de de SP!!
    Nada como cumprir promessas de campanha!!!!

  10. Meu caro rafael,esta sec de turismo da unifra te mandou defender o indefensavel,muito bem, tu recebe como CC e tem que fazer o que eles mandam,nao é… Mas ao meu ver UNICO.. SÓ DEUS

  11. Mesmo considerando louvável a informação vinda da prefeitura (julgo que o Rafael seja), prefiro continuar pensando que poderia ter sido diferente. Já imaginaram um concurso de grafitagem? O Vencedor, além de um prêmio em dinheiro (que certamente seria menor do que o valor pago aos paulistas) poderia fazer o trabalho na fachada da Biblioteca. Quantos Kobras estarão escondidos por esta Santa Maria ou região? Este profissional enaltecido por Rafael, certamente não há de ter nascido “Kobra”, ele chegou onde está por que alguém lhe deu oportunidade. Não seria o caso da prefeitura municipal fazer o mesmo com artistas locais.
    Quem não lembra do Tubias na campanha passada falando de mães chorosas que lamentavam a ida dos filhos para longe em busca de oportunidades? Pois é, senhor Demagogo Calil, agora há mais as mães destes jovens que estão loucos para mostrar seu talento em grafite e não têm oportunidade. Discurso e prática nunca estiveram tão distantes quanto neste governo municipal.

  12. Primeiramente, agradecemos pelo apoio na divulgação do trabalho, que é uma iniciativa da Secretaria de Município de Turismo. Mesmo assim, acordamos plenamente com os comentaristas da notícia, porém é necessário que eles fiquem esclarecidos (e não só informados) que este trabalho realmente é único, e este artista também é único. Assim como o Amoretti, que é único para a pintura e escultura mural, o Kobra é único para a grafitagem mural. No caso dele, que nem é artista plástico formado, é um auto didata, e de muita valia, este trabalho serve para mostrar ao nosso povo que o conhecimento institucionalizado e formal nem sempre da conta de tudo o que precisamos. E que a arte também pode vir do povo, das ruas, daquilo que ninguem crê, mas que é possível. E concordemos (não julgando se isso é bom ou ruim) que temos muita gente em muitas áreas, na nossa cidade universitária, que não possuem formação universitária, mas são excelentes profissionais. Inclusive artistas! Mas no caso, nenhum igual a este. É como termos uma obra de Niemayer na cidade. Niemayer é único. O Kobra também! E concordemos novamente que Santa Maria não é Gueto para inibir-se ao mundo, e fugir do que ocorre nele! Somos muito bons mesmo, em muitas coisas, mas não somos únicos, a começar pelos próprios nomes mencionados pelos comentaristas, que também não são de Santa Maria, e que nossa cidade, num lapso de vanguarda (que algumas mentes lhe conferem às vezes), também acolheu, e hoje são reconhecidos como nossos conterrâneos.
    Santa Maria merece o que há de melhor, e nossa comunidade também. Seja quem for que faça, daqui ou de fora. Lembro do Brizola, gaúcho e memorável governador do RJ, talvez o melhor que já tiveram…Só para nos situarmos e não sermos críticos extremistas e demagógicos. (NOTA DO EDITOR: antes de mais nada, o agradecimento pela manifestação que parte de alguém diretamente ligado à proposta. O comum é ignorar – como se isso fosse suficiente para apagar o fato. Saúde-se, portanto, o escrito pelo Rafael. Concordar ou não, nesse caso, parece ser o de menos. Cada um que julgue como entender mais adequado.)

  13. Vamos valorizar o que é nosso prefeito Schirmer,apoie os nossos artistas,ajude o minuano,ou nao vai mais precisar de votos,vai se aposentar depois de ter conseguido ser prefeito,olha que o troco a gente pode dar ja neste 3 de outubro no menino que gosta de andar de balao.

  14. Eventos Tradicionais e Artistas da Cidade = NADA, O MINUANO que se tocou e vai acontecer agora em Sao pedro do sul. MAL FEITO PREFEITO

  15. “Artistas de fora é para valorizar e criar oportunidades para os de Santa Maria…..ahahahahahah…e a população acreditou.

  16. O Amoretti faria igual ou melhor… ou seria mais e melhor? Hummmm, balão, secretário e até artista estrangeiro… Santa Maria não tem gente pra fazer as coisas? Deve ser pq o chefe andou muitos anos afastado daqui…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo